A Sociedade Ponto Verde (SPV) apresentou hoje, em Lisboa, a 2ª edição do prémio Junta-te ao Gervásio com o objetivo de incentivar os portugueses a reciclarem cada vez mais e melhor as suas embalagens. Isso mesmo afirmou Ana Isabel Trigo Morais, CEO da SPV, que acredita que esta iniciativa “traduz muito o ADN da SPV, de proximidade com as comunidades”.
Esta é, nas palavras da gestora, “uma iniciativa que veio para ficar” e que quer tornar-se “um projeto mobilizador da sociedade para levar Portugal a cumprir as metas de reciclagem das embalagens”.
Recordou, no seu discurso de abertura desta sessão de apresentação, que em 2025 há a obrigação de reciclar pelo menos 65% do valor das embalagens colocadas no mercado e que, de acordo com os últimos dados disponíveis, “estamos aquém deste número, embora a reciclagem de embalagens continue a ser, até à data, o único fluxo dos resíduos urbanos que cumpre globalmente as suas metas”.
Ora o Junta-te ao Gervásio pretende reforçar esta mobilização para a reciclagem, procurando envolver toda a comunidade, nomeadamente juntas de freguesia, empresas e cidadãos.
“Esta é uma missão pública que exige empenho, compromisso, imaginação, criatividade e inovação”, frisou Ana Isabel Trigo Morais, garantindo que é isso que a SPV faz, todos os dias, junto da comunidade e dos decisores, “na procura de soluções que melhorem o nível de serviço que temos prestado aos cidadãos”.
Para a CEO da SPV, “vivemos numa era de transições, da economia à energia, passando pela digitalização, estamos a caminho de uma nova etapa na vida do planeta que obrigará pessoas, empresas e Estado a gerir melhor os recursos naturais e a tomar medidas para intensificar a reciclagem das embalagens e, sobretudo, mudar e impactar os padrões de consumo”.
E acrescentou que esta etapa exige novas abordagens e atitudes, bem como mais informação tecnológica e criatividade para envolver os cidadãos, acreditando que “iniciativas como o Junta-te ao Gervásio são um bom contributo para que tal aconteça”.
Se na primeira edição deste prémio foram 73 os projetos que se candidataram, Ana Isabel Trigo Morais sublinhou que o objetivo agora é ultrapassar os números alcançados o ano passado e “consolidar a iniciativa como uma referência na consciencialização das embalagens”. As metas são as mesmas: reconhecer, premiar e partilhar os melhores projetos na área da reciclagem de embalagens.
Por Inês Gromicho
Leia também…
Prémio Junta-te ao Gervásio ambiciona receber mais de 200 candidaturas até janeiro de 2025