A Junitec – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico acaba de apresentar o seu primeiro relatório ESG – Environmental, Social, and Governance, onde dá a conhecer as iniciativas, os progressos alcançados e o papel da inovação para a criação de um mundo melhor. É a única empresa do movimento júnior na Europa a fazê-lo até à data.
Marta Fernandes, Secretária-geral da JUNITEC e responsável pelo relatório, sublinha que “é com grande satisfação que apresentamos o primeiro Relatório ESG da Junitec, que reflete um esforço coletivo para a construção de um futuro mais sustentável através da promoção da inovação e do desenvolvimento tecnológico. Além de representar um marco significativo na nossa trajetória, este documento oferece também uma visão para o próprio movimento júnior, visto que pretendemos inspirar outras júnior empresas a adotar práticas empresariais responsáveis enquanto promovem a inovação”.
Na dimensão ambiental, o relatório destaca a redução da pegada de carbono da Junitec que, em 2024, atingiu um total de 27 toneladas de CO₂, segundo uma avaliação efetuada em parceria com a Veolia e que incidiu, essencialmente, nas emissões de Âmbito 3 – que incluem fontes indiretas como o aprovisionamento, as deslocações e as viagens de trabalho dos seus membros.
Esta avaliação, realizada pela primeira vez na história da Junitec, constitui um passo importante para a júnior empresa, visto que permitirá desenvolver estratégias mais assertivas para reduzir a pegada ecológica em 25% até 2030 e aperfeiçoar as práticas ambientais adequadas à sua área de atuação, que poderão, inclusivamente, servir de modelo a todo o ecossistema das júnior empresas.
No pilar social, o compromisso da Junitec abrange tanto os seus membros como as comunidades locais, o corpo académico, o movimento júnior e os seus clientes. Com a missão de oferecer conhecimentos técnicos e oportunidades profissionais, a Junitec tem vindo a promover diversas ações de formação dirigidas aos seus membros. Só em 2024, dedicou cerca de 650 horas em sessões de formação, para as quais contou com a participação de cerca de 55% dos seus membros, um número que pretende aumentar para 70% já no próximo ano. Além disso, a júnior empresa criou um Plano de Formação para os seus membros, que prevê a realização de cursos ou programas de formação.
Neste pilar, outro foco do relatório são as ações de impacto social, que concretizam o compromisso com a responsabilidade social da Junitec. Entre as iniciativas, destacam-se as realizadas para diversas associações pela sua bolsa de voluntários composta por cerca de 60% dos seus membros, um número que, em 2025, a Junitec ambiciona aumentar para 70%. Neste campo, destaque-se ainda a realização de donativos destinados a iniciativas da comunidade, no valor equivalente a cerca de 3% da faturação total da organização, assim como dos projetos pro bono.
Por fim, o relatório evidencia ainda uma estrutura de governance diversa, inclusiva e com elevada representatividade dos cursos lecionados no IST. Por exemplo, atualmente mais de 50% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres, o que demonstra um esforço da organização em equilibrar a diversidade de género.