Estão abertas as candidaturas, até dia 12 de junho, para a Escola de Verão da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) que decorrerá, presencialmente, em Lisboa de 4 a 11 de setembro, sob o tema “Alterações Climáticas”.
Destinado a jovens do 10º e 11º anos que tenham menos de 18 anos, a Escola de Verão tem 68 lugares disponíveis e as inscrições devem ser feitas com o encarregado de educação no site da Fundação. A Escola de Verão é gratuita e todas as despesas – alojamento, alimentação, transporte – estão incluídas para os participantes selecionados, refere uma nota, divulgada pela FFMS.
Sob o mote “Pensar diferente. Agir Juntos” e com a participação de especialistas conceituados, esta iniciativa – feita através de uma abordagem multidisciplinar – pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e do pensamento crítico dos participantes.
“Quais as principais consequências das alterações climáticas em Portugal? O que atrasa os governos e as empresas na adopção de medidas mais sustentáveis? Como nos poderemos preparar para as mudanças impostas pelas alterações climáticas?” são algumas das questões que se pretendem ver respondidas no final da iniciativa.
“Os jovens pré-universitários são o nosso futuro, e é necessário capacitá-los para que pensem o país e os grandes problemas que afectam a humanidade. Este é o principal objectivo da Escola de Verão da FFMS”, declara Gonçalo Saraiva Matias, diretor de Estudos da FFMS.