Jovens alunos das escolas de Guimarães juntaram-se no Laboratório da Paisagem para uma apresentação de promoção para um futuro mais sustentável.
Os mais novos parecem estar preocupados com questões de mobilidade, economia criativa, biodiversidade e resíduos e partilharam as propostas que gostariam de ver concretizadas no concelho, até 2030: “sugeriram que sejam criados mais incentivos para a aquisição de veículos de mobilidade suave, assim como a aposta num contínuo reforço na oferta de transportes públicos”, lê-se na nota à imprensa.
“Os alunos deixaram o pedido para a colocação de mais contentores no concelho, sugerindo também a realização de compostagem obrigatória nas escolas” e revelaram mais soluções como florestas urbanas e a despoluição dos rios.
A iniciativa surge depois de uma consulta nas escolas de Guimarães para a maior participação pública nas questões de ambiente e sustentabilidade.
O concelho irá submeter ainda este ano, uma nova candidatura para o galardão Capital Verde Europeu, depois de assumir o compromisso de neutralidade climática até 2030.