José Dias é novo presidente da Associação Portuguesa de Alumínio

A eleição do novo presidente da APAL teve lugar durante a Assembleia Geral da APAL, no dia 5 de julho, no Meliã Ria Hotel, em Aveiro. José Dias, Strategic Unit Director da Hydro em Portugal, irá assegurar a gestão da associação nos próximos dois anos, sucedendo Rui Abreu, que deixa as suas funções devido a novos desafios profissionais, mantendo-se como vogal do Conselho Fiscal, contribuindo para o papel da APAL na indústria do alumínio.

Manter a linha de atuação da associação e dar continuidade à promoção das potencialidades do alumínio como material inteligente e sustentável nos diferentes setores em Portugal é o principal objetivo deste novo mandato. Com mais de 40 anos, a associação dedica-se à promoção das potencialidades do alumínio enquanto material inteligente e sustentável no mercado português e à representação dos interesses dos seus associados junto da tutela, Governo e outras instituições relevantes.

Com mais de 20 anos de experiência no setor do alumínio, José Dias, integrou a indústria com a chegada do Grupo Sueco, SAPA, a Portugal, onde desempenhou funções como Diretor Regional de Vendas. Em 2013 integra a TECHNAL como Diretor Executivo da ALUMIL Angola, responsável pela colaboração com o Grupo Grego no mercado angolano.

O novo presidente da APAL integra há nove anos a HYDRO BUILDING SYSTEMS PORTUGAL, S.A, onde se mantém até hoje, a exercer a função de Strategic Unit Director com a responsabilidade da gestão das marcas do grupo no mercado português, desde 2021.

José Dias refere que “esta nova liderança representa um enorme desafio pessoal, alicerçado na confiança de uma direção coesa e experiente, que irá garantir que a APAL esteja sempre presente na defesa dos interesses dos seus associados, assim como,  garantir o contributo dos mesmos nos projetos estratégicos mais importantes para o futuro do setor”.

A Associação Portuguesa do Alumínio tem hoje como associados 54 empresas e representa em Portugal as marcas internacionais de qualidade das indústrias do alumínio e do tratamento de superfície de metais, como as indústrias de extrusão, de anodização, de lacagem, de aplicação, de limpeza e manutenção.

A associação tem desenvolvido múltiplas ações de sensibilização para a sustentabilidade, com foco nas vantagens da utilização do alumínio como material circular em diversos setores, nomeadamente, lançou este ano a nova campanha institucional para 2024 com destaque na promoção das potencialidades do alumínio nos setores da Mobilidade, Energia, Construção e Indústria, para alcançar uma sociedade neutra em carbono, de forma a contribuir para definir uma construção mais sustentável ajudando a atingir uma economia circular no setor.

Recorde a última entrevista que Rui Abreu deu à Ambiente Magazine, ainda como presidente da APAL…

APAL: “Estou convicto que vamos contribuir para uma sociedade industrial sustentável”