A JohnsonDiversey, empresa especializada na produção e comercialização de produtos e soluções de higiene para o sector profissional, realizou um protocolo de compensação ambiental com a ANEFA - Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente. O objectivo deste acordo é minimizar o impacto causado pelas deslocações dos seus 280 colaboradores por ocasião das reuniões de lançamento.
Segundo as estimativas avançadas pela JohsonDiversey, as movimentações da sua equipa de comerciais durante os quatro dias em que decorre cada sessão de lançamento, representa mais de 20 mil quilómetros percorridos e a libertação de cerca de três toneladas de CO2 para a atmosfera. Em 2009 serão realizados dois novos lançamentos, o que supõe um acréscimo de seis toneladas de CO2 em oito dias.
De modo a compensar este desgaste ambiental, a multinacional do sector da limpeza profissional decidiu realizar um pacto de cooperação com a ANEFA, segundo o qual irá oferecer um número de árvores proporcional à quantidade de dióxido de carbono emitido pela acção das deslocações dos seus trabalhadores. Esta acção está inserida no âmbito do projecto ProNatura, cujo objectivo é garantir a conservação da natureza através da redução do impacto negativo decorrente dos incêndios florestais em Portugal. As plantas destinam-se sobre tudo à reflorestação de áreas ardidas ou degradadas, recuperação florestal e valorização ambiental.
Nas palavras de Cristina Gomes Torres, representante da ANEFA e coordenadora do Projecto ProNatura, “ajudamos a dar uma resposta de sustentabilidade a empresas que estão um passo à frente nas áreas de responsabilidade ambiental e social. A JohnsonDiversey tem demonstrado um interesse especial na melhoria da nossa floresta e desde o início de 2008 que é parceiro do ProNatura”.
Ao abrigo deste projecto, no ano 2008 foram plantadas sete mil novas árvores, duas mil na Freguesia de Almoster (Santarém) e cinco mil no município de Loures.
Para 2009, o compromisso de reflorestação é de um mínimo de mil novas árvores. As árvores serão oferecidas unicamente a zonas públicas ou de gestão pública e sem quaisquer objectivos comerciais, estando esta atribuição sujeita aos critérios de avaliação da ANEFA.
O protocolo teve início em Novembro de 2008 e, até ao momento, a JohnsonDiversey contribuiu com uma doação de 300 árvores. Quando forem alcançadas as mil unidades será realizada a primeira plantação das espécies numa localização a definir pela ANEFA. António Gomes, director ibérico da JohnsonDiversey acrescenta também que “este compromisso traduz o nosso sentido de responsabilidade para com o meio ambiente e com a sociedade. Enquanto empresa, a JohnsonDiversey acredita que o sector industrial desempenha um papel preponderante na criação de um futuro mais digno para as próximas gerações e é nosso dever restituir à natureza alguns dos benefícios que ela nos dá”. "