O Instituto de Conhecimento anuncia a integração de João Pedro Matos Fernandes, como Senior Advisor para as áreas da energia e ambiente, prosseguindo o trabalho pioneiro deste Instituto na investigação e promoção de conhecimento em temas que marcam a atualidade como o ESG e a transição energética.
A contratação agora anunciada, que se iniciará em setembro, faz parte da “estratégia de crescimento” do Instituto de Conhecimento para as áreas-chave da economia na atualidade, através da “integração de especialistas altamente reputados que irão liderar polos temáticos de investigação”, permitindo à Organização afirmar-se como um dos principais intervenientes na divulgação de novas tendências e produção de conhecimento, lê-se num comunicado.
Para Luís Barreto Xavier, residente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados, “esta integração é um marco na história do Instituto que vê, assim, reforçada a sua capacidade e relevância numa das áreas de maior importância na atualidade. João Pedro Matos Fernandes tem um curriculum ímpar e um vasto conhecimento e experiência na investigação e na docência, com um percurso reconhecido. Estamos muito entusiasmados com esta integração e com o que ela representa, pelo impacto que queremos ter nestes temas, através da partilha de conhecimento.”
“O Instituto de Conhecimento é um polo fundamental para a Abreu Advogados, pois sendo uma entidade autónoma e com uma missão muito clara de prosseguir a inovação e a investigação, assegura que todos os nossos stakeholders estão permanentemente atualizados, tendo acesso a um manancial de informação produzida pelos mais reputados especialistas de diversas áreas e backgrounds, nas temáticas mais relevantes a cada momento. João Pedro Matos Fernandes tem uma experiência e conhecimento práticos únicos numa área de charneira que é estratégica para nós e para os nossos Clientes, pelo que é um reforço muito importante no Instituto de Conhecimento”, indica Inês Sequeira Mendes, Managing Partner da Abreu Advogados.
Já João Pedro Matos Fernandes, afirma que “o Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados é um projeto relevante no panorama nacional, com académicos e especialistas de diferentes áreas e nacionalidades que se juntam para, com a sua experiência, contribuir para gerar novo conhecimento em áreas que preocupam as empresas e os cidadãos, como são o ESG e esta nova forma de organização das empresas. Há muito tempo que conheço o Instituto e a sua abertura à inovação, com a qual me identifico. O foco no futuro e a aposta em áreas pioneiras que estão ou vão impactar a economia foram fatores críticos para aceitar este convite. A transformação energética e o ESG são áreas-chave, às quais me tenho dedicado, e é para mim uma grande honra poder contribuir para gerar conhecimento e informação”.
João Pedro Matos Fernandes é Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1991 e Mestre em Transportes, pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, em 1995. Do seu largo percurso, destaque para a função de Ministro do Ambiente, no XXI Governo Constitucional, até outubro de 2018, sendo posteriormente Ministro do Ambiente e da Transição Energética.