Joana Pinto Balsemão é oradora na conferência sobre “Os desafios das Cidades do Litoral” no Portugal Smart Cities

Como estão as cidades do Litoral em matéria de adaptação e mitigação das alterações climáticas?” é o nome da Conferência que a Ambiente Magazine, em parceria com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade, vão promover no dia 10 de outubro, entre as 15h00 e as 17h00, no Portugal Smart Cities Summit, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

O estado da arte das cidades do Litoral em contexto de alterações climáticas; a adaptação/mitigação como estratégias/planos para dar resposta aos fenómenos extremos; a importância da investigação para mitigar os fenómenos; as soluções smart para tornar cidades costeiras mais resilientes, são alguns dos tópicos de discussão no debate que contará com Joana Pinto Balsemão, Vereadora no Município de Cascais, como oradora.

Joana Presas Pinto Balsemão é Vereadora no Município de Cascais, onde é responsável pelas políticas de ambiente, descarbonização e Cidadania e Participação. Concluiu o Mestrado em Mudança e Gestão Ambiental na Universidade de Oxford.

É também membro do Comité de Desenvolvimento Urbano da Comissão das Nações Unidas para a Europa; membro do conselho executivo do think-tank da Plataforma de Crescimento Sustentável; e também membro do Conselho para o Ambiente e Sustentabilidade da EDP – Energias de Portugal. Trabalhou como responsável pela negociação de propostas legislativas da UE relacionadas com a política ambiental, climática e energética, na Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia Joana Balsemão também trabalhou como assessora no Ministério do Ambiente, com responsabilidade dos dossiers internacionais; foi coordenadora do programa Agenda 21 na Câmara Municipal de Cascais; foi investigadora no Instituto Superior Técnico na área da educação para as alterações climáticas; e trabalhou no Vale of White no Reino Unido, onde foi responsável pelo programa de sensibilização e pela implementação da estratégia de pobreza energética. Foi ainda técnica na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Luísa Schmidt, investigadora e coordenadora do ICS-ULisboa, será a moderadora da conferência.

Entre os dias 10 e 12 de outubro, a FIL, no Parque das Nações, volta a ser palco de mais uma edição do Portugal Smart Cities Summit. Promovida pela Fundação AIP, esta é a nona edição do evento.

Leia mais aqui:

Pimenta Machado é orador na conferência sobre “Os desafios das Cidades do Litoral” no Portugal Smart Cities

Carlos Antunes é orador na conferência sobre “Os desafios das Cidades do Litoral” no Portugal Smart Cities