Assinala-se esta sexta-feira a o Dia Mundial da Conservação da Vida Selvagem, uma efeméride criada em 2012 nos Estados Unidos com o objetivo de sensibilizar para a salvaguarda da biodiversidade mundial.
De forma a assinalar a data, o Jardim Zoológico convida todos a participar numa incrível jornada virtual de África ao Sudeste Asiático, passando pela América e Austrália. Nesta visita, os participantes vão descobrir quais as “principais ameaças que a vida selvagem enfrenta atualmente” e, ao mesmo tempo, como é que a “conservação da biodiversidade está nas mãos de todos”. Assim, no dia 5 de dezembro, às 15h00, todos os interessados podem assistir ao “Direto com o Biólogo” a partir do canal de YouTube oficial do parque.
E como o Natal a aproximar-se, o Jardim Zoológico propõe um conjunto de presentes: “Peluches, cadernos, jogos e livros”, são algumas das sugestões que o Zoo preparou. Dos presentes mais práticos aos mais emocionais como o Apadrinhamento Individual, bilhetes ou programas especiais, ao comprar na Loja do parque está também a apoiar os programas de conservação em que o Jardim Zoológico participa no habitat natural.
Mas as surpresas não ficam por aqui. De 5 a 31 de dezembro, numa compra de valor igual ou superior a 30€ na Loja do Zoo, é oferecido um bilhete de criança, com validade até dia 31 de maio de 2021, e que pode também ser oferecido este Natal.
Em 2010, foram definidas medidas pela conservação da biodiversidade mundial e o ano de 2020 foi estabelecido como meta para a sua concretização. Hoje, passados 10 anos, os especialistas indicam que nenhuma das metas foi integralmente cumprida. Os números apresentados são alarmantes e traduzem a insustentabilidade das atividades humanas, reforçando que a solução passa pela urgente mudança de comportamentos de todos.