Já são conhecidos os três vencedores do ERP Eco Sustainability Award

A ERP Portugal em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação Bandeira Azul da Europa | Eco-Escolas / EcoCampus, a Direção-Geral das Atividades Económicas e a Young Professionals Group by APESB lançou o “ERP Eco Sustainability Award” aos estudantes do Ensino Superior. A ação consistia em desafiar os estudantes a desenvolverem um Depositrão inovador e inviolável (antirroubo) construído com materiais reciclados ou recicláveis para a recolha de resíduos, com três compartimentos, um para os equipamentos elétricos e eletrónicos sem potencial de serem reutilizados, outro para equipamentos que ainda possam ser reutilizados e um terceiro para pilhas. Para além do Depositrão os candidatos tinham de apresentar uma peça de comunicação para a sua promoção junto dos cidadãos.

Em comunicado, a ERP Portugal anuncia os três grandes vencedores desta edição: a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.Cada um dos grupos dos projetos vencedores receberá um prémio monetário no valor de 3000€.

De acordo com a professora Maria Gabriela Dias, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo “este foi um desafio interessante que permitiu debater um assunto pertinente e desenvolver ideias em torno de um problema real. A nossa equipa não poderia estar mais satisfeita com o reconhecimento da proposta apresentada e prémio atribuído.”

Já para Raphael Jório, aluno do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve “ao aderir a esta ideia vimos que não era só realizar uma simples recolha seletiva de resíduos elétricos, mas também ajudar na gestão dos mesmos, diminuindo os impactos no ambiente. Acreditamos que a união do design, cor, criatividade e tecnologia incentivarão as pessoas a fazerem o certo, reciclar os resíduos elétricos.”

Gonçalo Sousa Santos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova refere que “a ideia de redesenhar o futuro da utilização sustentável de equipamentos eletrónicos juntou-nos neste projeto. Acreditamos que o futuro passa por uma inovação no sistema de reciclagem existente”.