A segunda edição do “Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão” já tem vencedoras. A iniciativa, promovida pelo Electrão, tem como objetivo trazer para a ribalta ativistas ambientais menos conhecidos do grande público, denominados como “big changers”, que diariamente fazem a diferença em prol do ambiente, de forma a influenciar outros a adoptarem comportamentos mais sustentáveis.
De acordo com a entidade promotora, nesta segunda edição contabilizaram-se mais de 70 projetos a concurso.
Os vencedores:
- Oiá Plast – Isabel Bourbon reaproveita o plástico para transformá-lo em novos produtos feitos à mão.
- Vintage For a Cause – Helena Antónia aplicou o conceito de Economia Circular aos têxteis. Peça a peça criou “Vintage For a Cause” – inclusão e moda sustentável.
- Rotaeco – Cláudia Severino está empenhada em comprometer os jovens com hábitos de consumo mais conscientes promovendo acções presenciais e nas redes sociais.
“Premiamos projetos que protegem o ambiente e que salvaguardam, em alguns casos, questões sociais relevantes, o que os torna ainda mais valiosos para toda a comunidade. Esperamos que esta iniciativa continue a elevar a fasquia potenciando múltiplos projectos que ajudam a proteger a nossa casa comum de forma muito nobre e original” declara Pedro Nazareth, CEO do Electrão.
A procura por “big changers” (ou agentes de mudança) começou em 2021 e já conta com exemplos extraordinários: Lídia Nascimento, tradutora de inglês-alemão, que há mais de 20 anos recolhe lixo das praias, foi a grande vencedora da primeira edição. Já Carlos Dobreira, que se destacou pelas ações de plogging, e Miguel Lacerda, que dedica a sua vida à sensibilização para a problemática do lixo marinho, com estudos, livros e formações, receberam as menções honrosas
Este Movimento tem dados provas do seu contributo e, esta nova edição, contou com três novos embaixadores: Catarina Barreiros, que tem um projeto de comunicação para a sustentabilidade, o Do Zero; Eunice Maia, rosto da Maria Granel, e Andreas Noe, já conhecido como “The Trash Traveller” ou o Viajante do Lixo.
Numa nota divulgada à imprensa, o Electrão assegura que dará continuidade a esta dinâmica, de inspirar os portugueses e conquistar mais pessoas para a causa da sustentabilidade.
A iniciativa tem como parceiros governamentais a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto Português do Desporto e Juventude. Entre os parceiros associa vos e empresariais do movimento estão a Deco Proteste; Quercus; Liga dos Bombeiros Portugueses; Corpo Nacional de Escutas; EGF; ESGRA; Lidl Portugal e Veolia.
Foto: Cláudia Severino (Rotaeco), Isabel Bourbon (Oiá Plast) e Helena António (Vintage for a Cause).