Já estão operacionais na A1 – Autoestrada do Norte – os primeiros dois pontos de carregamento rápido e ultrarrápido da parceria entre a bp, a Brisa e a EDP Comercial, no âmbito da rede Via Verde Electric, lê-se numa nota divulgada pela EDP. Os carregadores foram instalados na Área de Serviço de Santarém, no sentido Norte e Sul, uma localização estratégica entre as duas principais cidades do país, Lisboa e Porto.
Segundo a EDP, com o carregador ultrarrápido, de 150kW, é possível carregar o equivalente a “100 quilómetros de autonomia em menos de dez minutos, diminuindo de forma significativa o tempo de paragem”. Para além de ser o “primeiro carregador ultrarrápido da bp e da EDP em Portugal”, é também o “primeiro desta autoestrada”, onde em 2020 passaram em média 26 mil veículos por dia. Foi também instalado um “carregador rápido, de 50kW, que permite o carregamento simultâneo de duas viaturas, em AC e DC”, refere a nota.
Até ao final do ano, a bp, a Brisa e a EDP Comercial esperam equipar mais quatro áreas de serviço com carregadores rápidos e ultrarrápidos, na A1 e na A2, assegurando desta forma que há mais e melhores opções de carregamento elétrico a Norte e a Sul, em dois dos principais eixos rodoviários. Todos os equipamentos estarão ligados à rede pública MOBI.E. Com a utilização do Cartão Mobilidade Elétrica EDP, os clientes da empresa com contrato de eletricidade terão 25% de desconto no carregamento até ao final de junho.
De acordo com a EDP, os espaços destinados à mobilidade elétrica estarão devidamente identificados junto às áreas de serviço Colibri, fazendo parte da Via Verde Electric, a nova rede de pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos que a Brisa está a implementar nas suas autoestradas. Este conceito junta os principais players do setor num esforço coletivo pela evolução do carregamento público em Portugal e será um passo fundamental na descarbonização do país.