#IVENLU: “Prémios Cidade +” vão alavancar trabalho desenvolvido em prol da limpeza urbana
“Prémios Cidade +” é a mais recente iniciativa da Associação Limpeza Urbana – Parceria para Cidades + Inteligentes e Sustentáveis (ALU) que visa alavancar todos os trabalhos que anualmente são feitos em prol da limpeza urbana. A iniciativa foi anunciada por Luís Capão, presidente da Direção da ALU, no primeiro dia do IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana que está a decorrer no Ria Park Hotel & Spa em Almancil, Loulé.
De acordo com o responsável, os “Prémios Cidade +” serão lançados publicamente entre janeiro e fevereiro de 2023 e destinam-se a toda a comunidade: “O objetivo é ser abrangente e não deixar ninguém para trás, desde a academia às empresas privadas, à administração pública e até à sociedade civil”. O lançamento será acompanhado por uma “campanha a nível nacional que permita alavancar e dar conhecer a iniciativa”, seguindo-se o “envio de candidaturas”, que será feito através de um “formulário simples”, a “validação” dos projetos e a sua “votação” pelo júri, através de “quatro critérios de avaliação”: “inovação, sustentabilidade, impacto e replicabilidade”, indica.
Luís Capão quis dar nota que, apesar do objetivo ser o de potenciar a limpeza urbana, os “Prémios Cidade +” não se devem cingir ao “operacional que varre rua ou que faz a limpeza de praias”, mas na limpeza urbana como um todo, “desde a recolha de resíduos sólidos urbanos até à componente grafito, às ervas, aos dejetos caninos, à sensibilização, à limpeza de ribeiras e ao impacto que tem nos ecossistemas, na descarbonização, na economia circular, na qualidade dos solos e água e na qualidade de vida”.
A primeira edição decorrerá em 2023 e terá como foco “contemplar iniciativas que tenham sido desenvolvidas desde o último Encontro Nacional de Limpeza Urbana em Braga”, explica o presidente da ALI, destacando que “a ideia é que estes prémios sejam entregues de dois em dois anos no Encontro de Limpeza Urbana com componente expositiva”, ou seja, “além de toda a componente expositiva e conferências, vamos também ter uma sessão destinada aos ´Prémios Cidades +`”
Compostos por quatro categorias fixas e três prémios especiais, a iniciativa quer dar conhecer projetos, iniciativas, produtos e investigação na área da limpeza urbana que tenham alcançado um impacto significativo a nível nacional ou nas comunidades em que estão inseridas, estimulando a criação de medidas, campanhas ou investigação. Uma das categorias é dedicada à “Inovação e no Conhecimento” e tem como objetivo contribuir para uma melhoria dos serviços de limpeza urbana. A segunda categoria é subordinada ao tema da “Participação Pública e Cidadania”, com o objetivo de que os esforços sejam diluídos por todos os associados: “Serão ações, iniciativas e eventos que demonstram maior capacidade de envolvimento dos cidadãos em ações de limpeza”, exemplifica. Outra categoria fixa é dedicada à “Estratégia para a Sustentabilidade”, onde serão beneficiados projetos relacionados com a limpeza urbana no sentido de “reduzir o impacto da atividade urbana e humana no ambiente”. Por fim, a categoria de “Equipas Felizes” tem o objetivo de promover a capacitação profissional de todo o setor: “São medidas que motivam as equipas da limpeza urbana, que melhoram as condições e a segurança no trabalho, promovendo a capacitação e valorização de todos estes recursos humanos”, destaca.
A ideia deste projeto nasceu por altura da criação da ALU, em finais de 2019: “Já é um desejo de todas associadas em que este projeto se transforme numa realidade”, remata.
Subordinado ao tema “Roadmap para cidades competitivas e atrativas”, o IV Encontro Nacional de Limpeza Urbana começou esta quinta-feira, 3 de novembro, e termina esta sexta-feira, 4 de novembro.