O ISQ está entre os primeiros 26 Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) reconhecidos pelo governo, que vão levar a ciência ao tecido empresarial português durante seis anos.
Foram recebidas 37 candidaturas e as 26 entidades selecionadas por uma Comissão de avaliação independente foram escolhidas com base na capacidade técnica das instituições e no trabalho desenvolvido na transmissão de conhecimento ao tecido empresarial.
Estes centros irão ajudar as empresas e associações empresariais a orientar a atuação para desafios atuais, como a transição climática e digital e a aplicação de novos materiais, e dinamizar a investigação aplicada e a inovação.
Esta aposta no conhecimento, direcionada sobretudo para as pequenas e médias empresas, visa melhorar a sua competitividade empresarial e garantir uma maior internacionalização da economia portuguesa com produtos de maior qualidade.
No centro da visão para a Europa está o objetivo de liderança na tecnologia, inovação e competitividade económica, pelo que tem sido cada vez mais notório o desenvolvimento de estratégias ligadas à Investigação e Inovação favorecendo a igual especialização inteligente no quadro de competências e oportunidades dos territórios.
Em Portugal, a Inovação e a Competitividade surgem cada vez mais de interações entre agentes económicos e não económicos, onde são agregadas infraestruturas, recursos e competências em prol do desenvolvimento de novas soluções com procura tanto nacional como internacional.