O ISQ é um dos membros do Consórcio da Agenda PRR ATE – Aliança para a Transição Energética, um projeto ambicioso que visa reforçar a competitividade e resiliência das empresas em Portugal, através da descarbonização, digitalização e descentralização do setor energético. Através da sua Academia, o ISQ vai ministrar de forma gratuita cursos de requalificação profissional nestas temáticas.
Entre as metas previstas na Agenda ATE, destacam-se a criação de 420 postos de trabalho direto qualificados, num total de mais de 700 novas oportunidades, e um volume de negócios anual estimado em 550 milhões de euros. Adicionalmente, o consórcio espera reduzir a emissão de gases com efeito de estufa em 3,4 milhões de toneladas de CO2 e desenvolver produtos, sendo que 80% serão destinados à exportação.
No contexto das iniciativas de capacitação e requalificação, o ISQ Academy assume um papel central com uma oferta formativa gratuita e diferenciadora. Os cursos de requalificação profissional destinam-se a quem pretende transformar a sua carreira e preparar-se para os desafios da Transição Energética, estando orientados para desempregados ou para ativos em situação de mudança de emprego/setor.
Em alinhamento com as suas políticas ESG, esta iniciativa reforça o compromisso da empresa em desenvolver soluções que conciliam o crescimento económico com impactos sociais e ambientais positivos, promovendo uma sociedade mais justa. Este foco, sustentado por uma estrutura de governança responsável, reflete a visão do ISQ em construir um futuro mais equilibrado e inclusivo.
Segundo Lara Serra, gestora de projetos no ISQ Academy, “a transição energética começa nas pessoas e a formação é um pilar essencial para garantir que temos os recursos humanos preparados para este desafio. O ISQ orgulha-se de integrar este consórcio, contribuindo para formar os especialistas de amanhã em áreas críticas como energias renováveis e economia circular”.
Estes cursos de requalificação, que abrangem áreas como Gestão Sustentável de Energia, Economia Circular, Sistemas Fotovoltaicos e Mobilidade Sustentável, são gratuitos e terão início já em janeiro de 2025. O curso de Gestão Sustentável de Energia e Economia Circular será o primeiro a arrancar, com início marcado para o dia 20 de janeiro.
Realizados em formato híbrido ou totalmente remoto, os cursos oferecem flexibilidade e abrangência, permitindo a participação de interessados de todo o país.