O centro tecnológico nacional ISQ é parceiro oficial da Floene no projeto “A Energia Natural do Hidrogénio”, que marca o início de injeção de hidrogénio na rede de gás natural, permitindo que 82 habitações, empresas e indústrias sejam abastecidas com uma mistura que contém 95% de gás natural e 5% de hidrogénio verde.
O ISQ teve um contributo no panorama da transição energética nacional, através do domínio da segurança e ambiental, tendo sido responsável pelos estudos AZOP e ATEX da estação misturadora (EM) e pela inspeção e monitorização dos sistemas piloto de distribuição de gás abastecidos com esta nova mistura.
A oferta de soluções da empresa para o hidrogénio verde é cobre as várias fases da cadeia de valor: Produção, Distribuição e Utilização, e tem como foco a maximização da segurança, fiabilidade e sustentabilidade.
O ISQ iniciou a sua atividade na área do hidrogénio em 2004, através da participação no pioneiro e emblemático projeto europeu Naturalhy que investigou os efeitos da introdução de misturas de hidrogénio com gás natural para transporte na rede europeia de gás natural. O projeto incidiu nas componentes de avaliação de materiais, metodologias de inspeção, de avaliação de risco e adequação das instalações existentes à introdução de misturas de gás natural com hidrogénio.
O centro tecnológico integrará ainda o consórcio do H2 CoLAB Green Hydrogen, que visa o desenvolvimento de soluções de conteúdo científico e tecnológico, bem como a promoção da economia do hidrogénio, permitindo a sua disseminação e uso generalizado, em segurança e a custos eficientes. O consórcio é composto por instituições académicas, científicas e grandes players tecnológicos que reúnem de forma articulada as competências mais transversais na cadeia de valor do hidrogénio.