ISQ coordena projeto para tornar casas mais rentáveis e amigas do ambiente

Coordenado pelo ISQ, o projeto SUREFIT demonstra a renovação rápida de edifícios domésticos através da integração de tecnologias pré-fabricadas inovadoras, rentáveis e ambientalmente suportáveis.

O objetivo é atingir um consumo de energia quase nulo por intermédio da redução das perdas de calor pela envolvente do edifício e do consumo de energia por aquecimento, arrefecimento, ventilação e iluminação, aumentando simultaneamente a utilização de energias renováveis nos edifícios.

O SUREFIT enquadra-se no programa de investigação e inovação Horizonte 2020, da União Europeia, e tem uma dotação de 3,424 milhões de euros.

“Espera-se que além da melhoria das condições internas dos edifícios, se obtenha uma significativa redução de energia primária e emissões de carbono em 60%, economia de 50% no custo da reabilitação e redução de 40% do tempo necessário para concluir o processo de renovação”, explica Sérgio Tadeu, project Manager, Research, Development and Innovation do ISQ.

O desempenho das novas tecnologias de renovação do projeto foi estudado através de simulações ao nível do edifício. Nestas simulações, as tecnologias foram classificadas em três pacotes de renovação, incluindo (1) um pacote passivo, consistindo em isolamento térmico de bio aerogel, janela de vácuo PV e material de mudança de fase (PCM); (2) um pacote de ventilação, que inclui uma membrana respirável isolante, uma janela de recuperação de calor (WHR) e (3) um pacote de geração de energia, que inclui um sistema fotovoltaico/térmico (PV/T), uma bomba de calor assistida por energia solar (SAHP) e uma nova aplicação para aproveitamento da luz diurna.

Numa fase de demonstração, estas tecnologias foram instaladas em cinco edifícios representativos de diferentes climas europeus, localizados em Portugal, Espanha, Grécia, Reino Unido e Finlândia.

Tecnologias investigadas:
  • Isolamento térmico de bio aerogel
  • Janela de vácuo PV
  • Material de mudança de fase
  • Membrana isolante respirável
  • Recuperação de calor nas janelas (WHR)
  • Sistema fotovoltaico/térmico (PV/T)
  • Bomba de calor solar assistida (SAHP)
  • Tecnologia de persiana de luz do dia