O ISQ e a TUV SUD irão dar início à certificação de parâmetros operacionais para o novo electrolisador Hevo-Solar da Fusion Fuel, empresa portuguesa especializada em soluções de energia solar e hidrogénio verde.
De acordo com o ISQ, este novo electrolisador é, conceptualmente, inovador já que permite obter hidrogénio através da conversão directa da energia solar. A instalação das primeiras unidades Hevo Solar serão feitas em Évora.
“O serviço será realizado por uma Joint-venture entre a TUV SUD e o ISQ permitindo agregar diversas capacidades técnicas destes dois grandes grupos industriais do sector das TIC, Testing, Inspection and Certification”, explica Pedro Matias, presidente do ISQ, citado num comunicado.
O ISQ irá, desta forma, acompanhar um “projeto inovador e de referência mundial” que vai revolucionar a produção de Hidrogénio, uma vez que o “micro electrolisador permitirá um custo de produção bastante competitivo”, algo que só se esperava alcançar no final desta década.
No mesmo comunicado, o ISQ lembra que a experiência em matéria de H2 já se iniciou 2004, através da participação da entidade no pioneiro projeto europeu Naturally que investigou os efeitos da introdução de misturas de hidrogénio com gás natural para transporte na rede europeia.
“A produção de hidrogénio verde de forma descentralizada e acessível estará disponível brevemente e o ISQ está comprometido com o sucesso desta nova abordagem”, salienta Rodrigo Cunha, responsável do departamento de soluções integradas de engenharia.
O ISQ integra o consórcio GreenH2Atlantic, um projeto que visa demonstrar a viabilidade do hidrogénio verde numa escala de produção e aplicação tecnológica sem precedentes em Sines.
📸Pedro Matias, presidente do ISQ