iServices: “Os nossos programas de reciclagem e retoma colocam o cliente no centro da missão de reduzir o desperdício eletrónico”
A iServices é uma empresa que se dedica à reparação/recondicionamento de produtos eletrónicos e que tem como mote a economia circular. A Ambiente Magazine foi conversar com o seu CEO Bruno Borges para compreender como a empresa trabalha a sustentabilidade da sua atividade e como a mensagem chega aos clientes.
Como é que a iServices implanta a economia circular nos seus serviços?
A iServices tem um compromisso com a sustentabilidade desde a sua fundação. Promovemos ativamente os princípios da economia circular, centrados na reparação, retoma, reutilização e recondicionamento. Relativamente à reparação a nossa intervenção prolonga a vida útil dos dispositivos eletrónicos e reduz significativamente o desperdício. Além disso, o nosso programa de retomas permite a reutilização de equipamentos descartados pelo seu proprietário e que ganham uma nova vida por outros consumidores que os irão valorizar. Finalmente, a comercialização de equipamentos recondicionados, permite que os clientes adquiram smartphones topo de gama, de excelente qualidade, com preços de mercado mais competitivos do que os novos e com a mesma garantia de 36 meses. Em resumo, os serviços da iServices não só reduzem a quantidade de dispositivos eletrónicos abandonados, como também diminuem a necessidade de recursos naturais para a produção de novos equipamentos.
Quais são as metas da empresa em matéria de sustentabilidade?
Na iServices estamos firmemente comprometidos em reduzir o impacto da tecnologia, através de práticas responsáveis. Trabalhamos, diariamente, para aumentar a quantidade de dispositivos eletrónicos que reparamos e recondicionamos, evitando desta forma que os mesmos vão parar ao lixo. Estamos empenhados em consciencializar os nossos clientes para a importância da reciclagem de equipamentos eletrónicos, mas também em continuar a proporcionar-lhes, nas nossas lojas físicas, reparações multimarca que permitem estender a vida útil dos seus equipamentos.
Há dados concretos do impacto da iServices no ambiente?
Todos os anos contabilizamos os impactos diretos da nossa atividade. Em 2023, foram intervencionados pelos técnicos da iServices um total de 246.063 equipamentos, o que impediu a produção de 43 toneladas adicionais de lixo eletrónico. Isso resultou numa redução de aproximadamente 17.5 mil toneladas de dióxido de carbono, que iriam para a atmosfera. Além disso, a nossa atividade resultou numa poupança de 3 mil milhões de m3 de água, o equivalente a cerca de 12 piscinas olímpicas. Estes dados concretos ilustram o compromisso da iServices em fazer a sua parte pelo ambiente, e acredito que por essa razão fomos distinguidos como uma das 11 empresas portuguesas Escolha Sustentável.
Para a empresa, quais são os próximos passos a dar?
Permanecemos focados em reduzir a nossa pegada ecológica em todas as áreas de negócio, nomeadamente através da abolição do uso de plásticos, até 2025. Isso representa um desafio significativo e já estamos a trabalhar incansavelmente para o cumprir. Nas embalagens dos artigos da nossa marca própria iS, por exemplo, estamos a rever materiais, e a substituir os plásticos por alternativas ambientalmente sustentáveis. Estamos ainda a melhorar a eficiência das nossas operações e dos nossos processos logísticos, por forma a reduzir nossa pegada ecológica, investindo em tecnologias mais eficientes e garantindo que trabalhamos com fornecedores que partilham a nossa visão.
Que discurso têm junto do cliente nesta matéria?
Na iServices promovemos escolhas conscientes e informadas, que são benéficas para o meio ambiente, mas também para os consumidores. Para tal, comunicamos as reparações e venda de dispositivos recondicionados como opções eco-conscientes, enfatizando a poupança ambiental e monetária. Além disso, os nossos programas de reciclagem e retoma colocam o cliente no centro da missão de reduzir o desperdício eletrónico e a sensação de fazer parte da mudança é, por si só, recompensadora.
Qual o feedback dos clientes face à estratégia de economia circular?
Cada vez mais, os consumidores estão conscientes do impacto das suas decisões no meio ambiente, o que tem contribuído para uma excelente receção de todo o nosso conceito. Ao participarem na retoma de equipamentos antigos, os clientes reconhecem que estão a contribuir ativamente para a economia circular ao mesmo tempo que usufruem de um valor de desconto na compra de equipamentos recondicionados. Por fim, e relativamente às reparações, o feedback dos nossos clientes tem sido continuamente positivo, num negócio crescente e que nos incentiva a continuar nesta jornada responsável e a melhorar constantemente os nossos serviços.