O ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, enquanto instituto de ensino superior público, aposta num conjunto de princípios que promovam as boas práticas, tais como a inclusão, igualdade, diversidade e a abertura e participação da população académica na responsabilidade social, assim como a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.
É neste enquadramento que, preocupado com o desenvolvimento sustentável, o ISCAL promove iniciativas inseridas no Programa Eco-Escolas, que visam transformações de ordem social, económica e cultural. Essas iniciativas promovem a redução do consumo de água, a gestão eficiente da energia, a reutilização, a redução do consumo de plástico, a reciclagem e a separação do lixo, como pequenos contributos para ajudar a melhorar o ambiente e a qualidade de vida de toda a comunidade ISCALINA, tanto em casa, como no campus do ISCAL.
Nas palavras de Fernando Seabra, docente no ISCAL, elemento do Conselho Eco-Escolas ISCAL e representante do ISCAL no Programa Eco-Escolas, “a participação do ISCAL no programa Eco-Escolas insere-se num conjunto de iniciativas de âmbito alargado que têm vindo a ser desenvolvidas há já vários anos no sentido de corresponder enquanto instituição de ensino superior às preocupações com a sustentabilidade económica, ambiental e social. Neste âmbito o ISCAL é entidade membro da Aliança ODS Portugal assumindo assim um compromisso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Como o exemplo proporcionado pelas próprias práticas é sempre um elemento determinante nos processos de afirmação de valores o ISCAL participa este ano no programa Eco-Escolas da ABAE, em articulação com o Instituto Politécnico de Lisboa e suas unidades orgânicas, procurando, num processo de melhoria contínua, atingir níveis de desempenho ambiental mais exigentes num esforço condizente com o que a comunidade espera de nós.”
“Esta participação no programa Eco-Escolas só foi possível pela colaboração de um grupo muito vasto de elementos da comunidade ISCAL, alunos, funcionários não docentes e docentes, AE ISCAL, para além do envolvimento de entidades nossas parceiras. Pese embora a importância da participação de todos e de todas será justo destacar a participação dos membros da nossa comunidade que mais diretamente colaboraram através de projetos ambientais de sua autoria. Esperamos dar continuidade a esta participação no programa Eco-Escolas reafirmando o ISCAL como entidade vinculada com o cumprimento de um melhor desempenho ambiental e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, acrescenta.