IPMA dinamiza conferências e workshops durante a Conferência dos Oceanos
Entre os dias 27 de julho e 1 de julho de 2022, decorre a Conferência dos Oceanos das Nações Unidas e o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) vai participar com várias iniciativas, desde a dinamização de painéis de discussão em conferências, workshops ou pitch sessions, estando representado com stands no espaço expositivo e, através da assinatura de protocolos científicos de cooperação com organismos internacionais.
Para o presidente do IPMA, Miguel Miranda, “a Conferência dos Oceanos será um marco no longo caminho para suster a agressão ao meio marinho, abrindo horizontes de cooperação e de responsabilidade, capazes de combinar a utilização racional de recursos e serviços do mar, com a preservação dos equilíbrios necessários à manutenção da biodiversidade marinha e à defesa do mais importante património genético do planeta”.
As iniciativas vão decorrer em dois espaços: na Blue Zone da Conferência com acesso restrito e na área “One Sustainable Ocean”, um espaço contíguo à Conferência, localizado no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, cujo acesso é livre mediante registo prévio online.
Entre as várias ações dinamizadas pelo IPMA, destaca-se:
- “Grand Challenges in Ocean Science for a Sustainable Future”, uma parceria IPMA/ Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI, EUA), a decorrer no dia 27 de junho, às 10h00, no Pavilhão de Portugal;
- “Blue economy and decarbonization to meet the climate crisis: an international agenda”, uma parceria IPMA/Fundação Calouste Gulbenkian/ Associação Portuguesa de Ética Empresarial/ WHOI, a ter lugar dia 30 junho 2022 às 16:00, na Altice Arena.
O IPMA estará representado no espaço expositivo “Ocean Science & Business2Sea” com dois stands. O primeiro de cariz institucional, em parceria com o WHOI; o outro temático com o projeto coordenado pelo IPMA “EMSO-PT European Multidisciplinary Seafloor and Water Column Observatory (Portugal) / Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água (Portugal)”.
Também no âmbito da Conferência serão assinados dois protocolos de cooperação científica na área de Mar e Recursos Marinhos. O primeiro entre o IPMA e o Marine Institute (Ireland), a 23 de junho, e o segundo com o WHOI, a 29 de junho. Os protocolos visam, entre outros temas, a monitorização do ambiente marinho, a aquacultura, novos produtos de mar, assim como a qualidade e segurança alimentar do pescado, infraestruturas marinhas de investigação, cooperação nas pescas, energias renováveis e tecnologia, assim como explorar oportunidades conjuntas de investigação e inovação na área Atlântica.