Intervenção dos SMAS de Sintra em Agualva decorre a bom ritmo
Estão a decorrer a bom ritmo as obras de requalificação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, em Agualva, que representam um investimento municipal de dois milhões de euros. Iniciadas em outubro último, os trabalhos estão em curso no troço compreendido entre as ruas Afonso de Albuquerque e Luís de Camões, já que vão ter lugar por fases, para minimizar os incómodos para a população e por se tratar de uma importante via da cidade de Agualva-Cacém. Com um prazo de execução de 12 meses, a intervenção visa a requalificação e valorização do espaço público, incluindo a renovação de infraestruturas no subsolo, a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) no valor de 370 mil euros.
Os trabalhos compreendem, por parte dos SMAS de Sintra, a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais e a alteração do modelo de contentorização, com a substituição de equipamentos de superfície por enterrados, num total de seis pontos de deposição. A nova contentorização vai aumentar a capacidade de deposição, mas também melhorar o ambiente urbano, ao reduzir as ocorrências de resíduos depositados anarquicamente nas imediações dos contentores, além de diminuir o espaço ocupado na via pública.
“Os trabalhos a cargo dos SMAS de Sintra, neste primeiro troço, estão praticamente concluídos, o que permite que a empreitada avance da forma planeada. Esta intervenção está a decorrer em coordenação com a Câmara de Sintra, com a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais a anteceder as obras de requalificação e valorização do espaço público”, realçou Carlos Vieira, após uma recente visita às obras. O diretor delegado dos SMAS de Sintra recordou que, além desta intervenção na cidade de Agualva-Cacém, estão a decorrer empreitadas similares de requalificação da centralidade de Paiões (Rio de Mouro) e da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares (Mem Martins). No Algueirão e na Portela de Sintra, as intervenções dos SMAS de Sintra, nas áreas do abastecimento de água e do saneamento, são complementadas pelo investimento camarário de prolongamento da rede de ciclovias.
No caso da Avenida D. Nuno Álvares Pereira, numa área de intervenção de 20.250 m2, as obras projetadas passam por reperfilamento da artéria, com redução da faixa de rodagem e aumento das áreas pedonais; o reordenamento de estacionamento; a eliminação de obstáculos, como degraus e muretes; a plantação de arborização de alinhamento e ensombramento; e a dotação de mobiliário urbano adequado a várias faixas etárias. A empreitada, lançada em parceria entre a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra, abrange ainda a Travessa dos Bons Amigos, Praceta D. Nuno Álvares Pereira, Rua do Bom Jesus do Alto, Rua Vasco da Gama e Praceta Armada das Índias.
A intervenção vai contemplar, ainda, a criação de áreas verdes e de estadia, nomeadamente na Praceta Armada das Índias, que será dotada de mobiliário urbano e plantação de espécies arbóreas que promovam a fruição do espaço público, no sentido de potenciar a vivência do espaço e o convívio entre moradores.
Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 190 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2022 e 2026, mais de 71 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.