Instituto de Engenharia de Coimbra forma quadros em gestão sustentável de cidades
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra – ISEC distingue-se pela sua inovadora oferta formativa. Com ciclos de estudos em “Cidades Sustentáveis e Inteligentes”, “Habitat Urbano Sustentável”, “Gestão Sustentável de Cidades”, “Redes Urbanas Inteligentes” e “Mobilidade Elétrica e Sistemas de Energia”, esta escola tem vindo a desenvolver os seus cursos de forma a dotar os estudantes de conhecimentos necessários para responderem eficazmente aos problemas em áreas como a mobilidade, a energia, a sustentabilidade e a transição digital.
“O ISEC é a escola de referência das ‘smart cities’ em Portugal. Em 2018 lançámos a primeira licenciatura do país em Gestão Sustentável das Cidades e em 2021 abrimos o mestrado em Cidades Sustentáveis e Inteligentes”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC. “Estamos a preparar profissionais com uma visão integrada capazes de mobilizar a inteligência urbana e contribuir para a construção de soluções que ultrapassem os desafios sociais, ambientais e culturais que as cidades e as pessoas enfrentam”.
Para além de planos de estudos que acompanham as necessidades e a evolução dos mercados, o ISEC tem um corpo docente altamente qualificado e mantém estreita relação com o mercado empresarial. “Temos vindo a estabelecer parcerias com empresas de referência em diversas áreas, o que tem culminado na criação de vários projetos”, afirma Mário Velindro. “Estas cooperações têm ainda resultado na oportunidade de os alunos terem um forte contacto com a componente prática, quer através do uso dos vários laboratórios da nossa escola, assim como através da realização de estágios nas instalações dos nossos parceiros”.
Ligar a inovação à criação de soluções para problemas reais é outro desafio assumido pelo ISEC. A seca que Portugal e a Europa atravessam motivou a escola a colocar em prática o seu conhecimento para combater a escassez de recursos hídricos. Através de uma parceria com a Enso Origins, empresa tecnológica de Coimbra, o ISEC está a implementar algoritmos de inteligência artificial numa aplicação que deteta fugas de água, o que vai permitir localizar estas perdas com precisão e rapidez e, desta forma, poupar vários litros de água.
“Continuamos a unir esforços para resolver problemas concretos e para ir ao encontro daquelas que são as necessidades da nossa sociedade”, afirma Mário Velindro. Para o responsável, estas iniciativas “são possíveis porque o ISEC trabalha com grandes empresas – como a Critical Software, a Altice Labs, a Huawei, a PRIO ou a EFAPEL – que são uma referência nas suas áreas”.
O ISEC está também a internacionalizar o ensino ao preparar cursos de dupla titulação com o Brasil. Em breve, os alunos portugueses e brasileiros poderão ser simultaneamente diplomados pelo ISEC e por uma universidade correspondente no Brasil. Este projeto prevê a realização de aulas presenciais – tanto em Coimbra como no Brasil – e online. Para Mário Velindro, “os cursos de dupla titulação vão criar a oportunidade de o ISEC receber mais jovens estrangeiros, mas também de os estudantes portugueses virem a integrar empresas brasileiras, o que, tanto num caso como noutro, será muito vantajoso”.
Este artigo foi incluído na edição 95 da Ambiente Magazine