A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), lançou recentemente o seu programa EducOceano que contempla um conjunto de atividades pedagógicas relacionadas com a literacia do Oceano.
De acordo com a ASPEA, este programa é dirigido a alunos de todos os níveis de escolaridade, desde o primeiro ciclo do ensino básico ao ensino secundário e é composto por atividades dinâmicas de exploração de conteúdos, debates, ciência experimental, pesquisa, jogos pedagógicos, entre outros. As sessões desenrolam-se na “sala de aula, no exterior ou por via digital conforme as oficinas e as circunstâncias relativamente à pandemia”, lê-se numa nota divulgada à imprensa.
Segundo a coordenadora do programa EducOceano, Rute Candeias, “as oficinas do programa EducOceano debruçam-se sobre três temas principais, cada um deles dedicado a uma das principais ameaças que o Oceano enfrenta e tendo em conta os currículos escolares dos alunos: a poluição, sobretudo provocada pelos resíduos de plástico; as alterações climáticas (e o aquecimento e acidez dos Oceanos) e a sobreexploração dos recursos marinhos”.
As oficinas são ministradas por biólogos com vasta experiência em Educação Ambiental e formação específica na área. Durante as sessões há uma grande interação entre os participantes e recorre-se a atividades práticas e dinâmicas, bastante estimulantes para os alunos.
Estas oficinas decorrem ao longo de todo o ano letivo mediante inscrição prévia da turma e têm a duração entre 45min e 120min, dependendo da temática e do nível etário dos alunos.
“Vivemos numa era repleta de desafios ambientais e este é o ponto de viragem para a literacia azul e sustentabilidade do nosso planeta. A Educação Ambiental é fundamental na alteração de comportamentos de hábitos de consumo e assume um papel muito importante na tomada de consciência para decisões ambientalmente responsáveis e socialmente justas”, afirma Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA.
A ASPEA nota, no mesmo comunicado, que há necessidade de informar e sensibilizar para a Conservação dos Oceanos para que em 2050 não haja mais lixo do que peixes nas águas do Oceano.
As inscrições no programa EducOceano podem ser feitas através do e-mail: educoceno@aspea.org