Inscrições abertas para os Prémios Cidade +

A Associação de Limpeza Urbana (ALU) está a organizar a primeira edição dos Prémios Cidade +, com o propósito de destacar projetos, iniciativas e investigação na área da limpeza urbana, que tenham alcançado um impacto significativo a nível nacional ou nas comunidades em que se inserem.

Os prémios serão atribuídos em quatro categorias no valor de cinco mil euros cada, “Inovação e Conhecimento”, Participação Pública e Cidadania”, “Estratégia para a sustentabilidade” e “Equipas Felizes”, incluindo-se ainda um galardão de reconhecimento.

Por sua vez, os Prémios Especiais serão dados a quem demonstre um contributo único nesta área, nas categorias de “Personalidade do ano”, Equipamento/Tecnologia do ano” e “Campanha do Ano”.

Luís Capão, presidente da direção da ALU, sublinha que estes prémios visam “catapultar as atividades de limpeza urbana e todos os seus atores nacionais, acelerando a implementação da inovação, ao nível dos sistemas tecnológicos e da abordagem social. É uma oportunidade para reconhecermos as ações que efetivamente contribuem e impactam, de forma significativa, a vida dos cidadãos e a sustentabilidade.”

As candidaturas podem ser feitas de 16 de fevereiro a 31 de julho, podendo participar municípios, juntas de freguesia, empresas municipais ou serviços municipalizados, empresas prestadores de serviços, consultoras, fabricantes ou distribuidores de equipamentos, pessoas em nome individual ou coletivo, associações, ONG’s e universidades. As avaliações dos candidatos serão feitas com base em critérios de inovação, sustentabilidade, impacto e replicabilidade, e os vencedores serão anunciados no V Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que se irá realizar em outubro de 2023, em Cascais.

As candidaturas aos Prémios Cidade + devem ser enviadas para o endereço geral@associacaolimpezaurbana.org, com o formulário disponível online.

O júri é composto por Ana Cristina Tapadinhas, diretora-geral da DECO, Paulo Ferrão, membro da direção da associação europeia EUREKA, Graça Martinho, membro da direção do MARE, Álvaro Beleza, diretor do Serviço de Sangue do CHLN/Hospital de S. Maria e presidente do Conselho Coordenador da SEDES, Luís Newton, vice-presidente do Conselho Diretivo da ANAFRE, João Wengorovius Meneses, secretário-geral do BCSD Portugal, Nuno Lacasta, presidente da APA, António Bento, fundador da Solim, e Luís Almeida Capão, presidente da Associação de Limpeza Urbana.