Inovação no ensino da bioeconomia azul: Escola Universitária Vasco da Gama lança licenciatura em Saúde e Bem-Estar Marinho

Já neste novo ano letivo 2024/2025, a Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG) passará a contar com um curso pioneiro em Portugal: uma Licenciatura em Saúde e Bem-Estar Marinho, de forma a preparar os estudantes para os desafios da preservação dos ecossistemas marinhos e de um futuro mais sustentável.

Ana Teresa Varela, vice-presidente do Concelho de Direção da EUVG

Face à crescente importância da Bioeconomia Azul e à necessidade de formar profissionais especializados na gestão e proteção dos recursos marinhos, esta formação, totalmente ministrada em inglês, pretende uma “compreensão profunda das ciências marinhas e do papel crucial do bem-estar animal na conservação dos ecossistemas marinhos. Além disso, alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 14: ‘Proteger a Vida Marinha’”, começa por explicar Ana Teresa Varela, vice-presidente do Concelho de Direção da EUVG e coordenadora do curso.

Deste modo, o programa de estudos une as Ciências Marinhas, Veterinárias e áreas complementares, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos na biologia, fisiologia e saúde dos ecossistemas, preparando-os para desafios reais na preservação do ambiente marinho.

Os graduados desta Licenciatura poderão explorar diversas oportunidades profissionais, incluindo áreas como aquacultura, biotecnologia, controlo de sanidade animal, e proteção dos recursos marinhos. “A formação prática robusta e os estágios intercalares proporcionam uma experiência direta que permite aos estudantes contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor da Economia Azul e influenciar políticas para a preservação dos ecossistemas marinhos”, evidencia ainda Ana Teresa Varela.

O curso terá uma duração de três anos e em relação a Mestrados ou a Pós-Graduações de continuidade, “instituições parceiras da EUVG neste ciclo de estudo oferecem a possibilidade de prosseguir com essas opções”. Assim, os estudantes podem continuar os seus estudos, para aprofundarem os seus conhecimentos e expandirem as suas qualificações.

A primeira fase de candidatura decorre até dia 16 de agosto e a segunda fase acontecerá entre 5 e 8 de setembro. Ao todo, há 29 vagas, sendo que as provas de ingresso para o Concurso Institucional são Biologia e Geologia e Física e Química, ou Biologia e Geologia e Matemática.

Além disso, uma grande vantagem para os interessados é que os cinco primeiros colocados recebem uma redução de 10% nas propinas.

Para mais informações consulte aqui.