O InnovPlantProtect (InPP) volta a participar na AgroGlobal, que se realiza de 5 a 7 de setembro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém. A feira profissional agrícola vai reunir toda a fileira do setor, com o mote “A tecnologia associada à transformação digital e à sustentabilidade”.
O InPP estará presente com stand próprio que pretende ser um espaço de networking e palco de atividades que darão a conhecer as soluções inovadoras de base biológica e digital que tem disponíveis para a proteção de culturas contra pragas e doenças.
O laboratório colaborativo vai receber os visitantes no stand 70, entre as 09h30 e as 18h, para dar a conhecer a sua atividade, os vários projetos em curso e os produtos e serviços de base biológica e digital concretos que têm para oferecer ao setor agrícola e ao mercado. Ao longo dos três dias da feira, alguns dos investigadores do InPP estão no stand para demonstrar aos visitantes as várias valências do CoLAB de Elvas.
Outros temas e serviços em destaque serão a análise de microbioma, o desenvolvimento de estratégias para a obtenção de plantas mais resistentes a pragas e doenças e de modelos de risco, os serviços de identificação e diagnóstico molecular, os serviços de estabelecimento e manutenção de plantas in vitro, os serviços de genotipagem de variedades de plantas, a aplicação da inteligência artificial e da análise de imagens de drone em montado para desenvolver ferramentas de deteção precoce do fungo Phytophthora cinnamomi, a monitorização e diagnóstico da cigarrinha-verde na vinha, bem como da bactéria Xyllela fastidiosa, os sistemas de suporte à decisão baseados em SIG.
No dia 5 de setembro, o diretor executivo do CoLAB, Pedro Fevereiro, e a diretora do departamento de proteção de culturas específicas, Sandra Correia, participam no painel “Ferramentas para sistemas de produção mais sustentáveis”, que terá lugar pelas 10h15 e que se integra no seminário “Tecnologia e Informação na Agricultura – Smart Farm Virtual”, promovido pela Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas.
Pedro Fevereiro e Sandra Correia serão ainda oradores na mesa-redonda “Tecnologia e Informação na Agricultura”, que decorrerá pelas 11h30. O evento, organizado ao abrigo do Projeto Smart Farm Hub, do qual o InPP é parceiro, debaterá a importância da Biotecnologia para a adaptação das plantas aos desafios inerentes às alterações climáticas, a necessidade de tornar acessível a Agricultura Digital e de Precisão, bem como a relevância da investigação e desenvolvimento de Biopesticidas para o estabelecimento de sistema de produção mais sustentáveis. As inscrições ainda estão abertas e podem ser efetuadas através do preenchimento do formulário disponível aqui .
A diretora do departamento de proteção de culturas específicas do InPP participará ainda na mesa-redonda do painel “Desafios do melhoramento genético”, enquadrado no seminário “O Pacto Ecológico Europeu e os Desafios da Agricultura”, organizado pela CONSULAI, e que terá lugar no dia 6 de setembro, a partir das 14h30.
Já o diretor executivo do CoLAB estará presente na mesa-redonda do painel “Desafios para o agricultor”, que terá lugar no mesmo dia, pelas 16h.
As iniciativas decorrerão no Auditório Armando Sevinate Pinto.