A InnoEnergy, investidor de impacto que está a industrializar a inovação em tecnologias limpas, lançou a sua nova marca, divulgando o seu plano para mobilizar até 160 mil milhões de euros para investir em tecnologias limpas, até 2030. Esta quantia representa o financiamento total necessário para o portfólio da empresa nos próximos cinco anos.
Este plano revela que existe uma sólida linha de projetos industriais limpos, que desempenharão um papel crítico no impulso da competitividade e do crescimento económico da Europa, conforme estabelecido no Pacto Industrial Limpo da União Europeia. As metas climáticas para 2040 já confirmadas, e os regulamentos adjacentes, proporcionam uma certeza de investimento a longo prazo para o setor e reforçam a atratividade da Europa como destino principal para o capital em tecnologias limpas.
Mikel Lasa, CEO da InnoEnergy Iberia, afirmou: “sabemos por experiência própria que a transição energética e a transformação industrial não são um ‘passeio no parque’. A nossa estratégia de crescimento dá um sinal claro: mantemos o rumo, enfrentando diretamente as complexidades da industrialização de tecnologias limpas. A Europa tem um mercado único singular, uma forte base industrial e o enquadramento regulatório mais ambicioso e estável, reafirmado pelo Pacto Industrial Limpo. Com uma linha de novos intervenientes industriais limpos prontos para crescer e servir a procura doméstica, o financiamento do crescimento é fundamental, e as nossas ambições abordam diretamente esta oportunidade”.
A partir deste ano, a InnoEnergy vai reforçar-se para continuar o seu papel como investidora de impacto líder em fase inicial, angariando capital adicional e estabelecendo novos fundos para colmatar a lacuna de “capital de crescimento” da Europa. A empresa planeia também lançar iniciativas estratégicas adicionais na cadeia de valor, em setores emergentes, para acelerar o desenvolvimento de novos mercados de tecnologias limpas, baseando-se na sua forte liderança nas cadeias de valor de baterias, fotovoltaico e hidrogénio verde.
Elena Bou, Diretora de Inovação da InnoEnergy comentou: “a transição energética é mais do que um imperativo ambiental – é a base para uma profunda transformação industrial, económica e social que requer ação audaciosa para garantir que a inovação em tecnologias limpas seja escalada rapidamente. Através da nossa nova marca, estamos a sinalizar aos investidores, inovadores, decisores políticos e líderes industriais: estamos aqui para continuar a liderar, para estabelecer parcerias e para fazer acontecer as coisas difíceis”.
O plano da InnoEnergy baseia-se no seu histórico dos últimos 15 anos. As conquistas destes anos incluem o apoio a mais de 500 startups, incluindo a criação de vários campeões industriais nas áreas de baterias, aço e fertilizantes; o seu papel de liderança na formação das cadeias de valor industriais europeias de baterias, hidrogénio verde e fotovoltaico; e o lançamento do Fundo de Materiais Estratégicos para Baterias EBA e do Fundo Climático Santander InnoEnergy.