A iniciativa industrial – “H2 Green Stee” – apoiada pela EIT InnoEnergy, vai construir a primeira fábrica de aço do mundo em larga escala e sem combustíveis fósseis em Boden- Luleå, no norte da Suécia, através da utilização de hidrogénio verde.
De acordo com o comunicado da EIT InnoEnergy, a “H2 Green Steel” vai criar um “novo produtor de aço verde”, mobilizando cerca de 2,5 mil milhões de euros de investimento, e ainda criar 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos. A produção em larga escala começa em 2024 e prevê-se que a produção anual de 5 milhões de toneladas de aço de alta qualidade seja alcançada em 2030.
É também o primeiro projeto emblemático do Centro Europeu de Aceleração do Hidrogénio Verde (EGHAC), liderado pela EIT InnoEnergy com o apoio da Breakthrough Energy. O EGHAC foi criado para servir de principal impulsionador das cadeias de valor industrial e da inovação tecnológica limpa, com o objetivo de desenvolver uma economia anual de hidrogénio verde de 100 mil milhões de euros até 2025, que poderá criar meio milhão de empregos diretos e indiretos em toda a cadeia de valor verde do hidrogénio.
Segundo a EIT InnoEnergy, o hidrogénio verde é um “facilitador de grande potencial” para transformar o setor da energia, da indústria e dos transportes da Europa, e um meio para a “descarbonização de indústrias intensivas em termos energéticos, como o aço”, responsável por 8% das emissões globais de dióxido de carbono anualmente, tornando-o um dos maiores emissores de carbono. Como fonte comprovada de baixas emissões de calor e de energia, o hidrogénio verde está bem posicionado para se tornar uma peça central das ambições neutras em termos climáticos da União Europeia.
De acordo com o CEO da EIT InnoEnergy, Diego Pavia, “a iniciativa tem a escala, ambição, o modelo de negócio inovador e a equipa para se tornar um dos principais destaques da posição da Europa na vanguarda da transformação de indústrias com grande intensidade energética. Este caso, que é replicável, é fundamental para cumprir as promessas europeias de neutralidade climática. Estas são dimensões fundamentais para a missão da EIT InnoEnergy, e este projeto industrial da Green Steel é mais um exemplo convincente do compromisso estratégico da EIT InnoEnergy em ser um facilitador chave da transição energética através do desenvolvimento de cadeias estratégicas de valor industrial na Europa”.
A localização do H2 Green Steel – região de Norrbotten, na Suécia – oferece condições favoráveis para a produção de aço sem combustíveis fósseis, com acesso rápido a energia a preços mais baixos, a partir de fontes de energia renováveis, minério de ferro de alta qualidade, um grande porto marítimo em Luleå, e um conjunto de conhecimentos especializados mundiais em metalurgia e produção de aço.
Carl-Erik Lagercrantz, presidente do Conselho de Administração da H2 Green Steel e Northvolt, não tem dúvidas de que “juntos, aceleraremos a descarbonização da indústria siderúrgica e iniciaremos a economia do hidrogénio”, algo que será “crucial para alcançar os objetivos climáticos da EU”.