Inframoura reduz pegada carbónica com instalação de mais uma central fotovoltaica
A empresa municipal Inframoura deu mais um passo rumo à descarbonização com a instalação de 152 módulos fotovoltaicos no parque de estacionamento nas suas instalações dos estaleiros. Com uma potência instalada de 100 kWp, o sistema de energia solar do parque vai contribuir para reduzir o consumo de eletricidade no local e dar um contributo para o sistema de autoconsumo coletivo em fase de licenciamento da empresa.
A nova central terá uma produção anual estimada em 160 MWh/ano e será destinada consumos das instalações da Inframoura, reduzindo a assim a dependência de fontes de energia não renováveis e evitando a emissão de cerca de 33 toneladas de CO2 para a atmosfera.
A nova infraestrutura traz benefícios financeiros à empresa visto que a poupança gerada pela produção de energia solar, alinhada com os compromissos ambientais e com o objetivo de alcançar a neutralidade carbónica antes de 2030, contribuirá para uma gestão mais eficiente dos recursos.
Numa visão global, a Inframoura num futuro breve terá uma capacidade energética instalada 550 kWp, correspondendo a cerca de 20% da capacidade total instalada no âmbito do programa municipal Loulé Solar. Salienta-se que o Programa Municipal Loulé Solar introduzindo no âmbito do Plano Municipal de Ação Climática do Município de Loulé (PMAC) conta já com uma capacidade instalada de 2.700 kWp e uma produção anual de 4.300 MWh/ano, evitando assim a emissão de 900 toneladas CO2 por ano.