A impact partners, em parceria com a ANIPC – Associação Nacional dos Industriais de Papel e Cartão, lançou uma nova ferramenta online, de cálculo da pegada carbónica, desenvolvida no âmbito do projeto Paper4Neutral. Esta ferramenta permite às empresas do setor estimar as suas emissões de gases com efeito de estufa (GEE), promovendo o conhecimento do seu impacto ambiental e a definição de estratégias de descarbonização.
Desenhada com base em metodologias internacionais reconhecidas – como a ISO 14064 e o GHG Protocol – a calculadora foi especialmente adaptada à realidade das empresas portuguesas da fileira do papel e cartão, permitindo um primeiro diagnóstico de emissões em três categorias: consumo de energia, mobilidade e processos produtivos. Além disso, a ferramenta permite a desagregação das emissões por tipo de gás (como CO₂, CH₄ ou N₂O) e por scope (1, 2), fornecendo uma análise mais detalhada e alinhada com as melhores práticas internacionais de reporte.
“A sustentabilidade e a neutralidade carbónica deixaram de ser tendências para se tornarem prioridades estratégicas. Esta ferramenta é mais um passo para apoiar as empresas do setor a conhecerem melhor o seu impacto e a prepararem-se para os desafios regulatórios e de mercado que se avizinham”, afirma Pedro Conceição, Diretor-Geral da ANIPC.
Ao conhecerem a sua pegada, as organizações podem definir metas de redução realistas, adotar medidas eficazes, e responder às exigências legais e às expectativas crescentes do mercado e dos consumidores. Para o setor do papel e cartão, representa também uma oportunidade para reforçar a eficiência, competitividade e inovação sustentável.
Joana Andrade, sócia da impact partners, termina referindo que “este lançamento está alinhado com a nossa missão de desenvolver soluções práticas e acessíveis, que apoiem as empresas na implementação de estratégias de sustentabilidade com impacto real”.
A ferramenta está disponível aqui.