A Indra aumenta a sua capacidade para acrescentar valor às organizações em aspetos ligados à sustentabilidade ao adquirir uma participação maioritária na The Overview Effect, uma empresa especializada em impulsionar a inovação em sustentabilidade nas empresas, ligando desafios globais e modelos de negócio e aumentando a capacidade das organizações para gerar soluções sistémicas para os desafios sociais e ambientais do nosso planeta.
Fundada por Nacho Rivera, especialista em sustentabilidade e seu impacto nos modelos de negócio, e por Ignacio Cabrera, cofundador da Paradigma Digital, uma empresa do grupo Indra, a The Overview Effect tem uma importante equipa de peritos especializados em diferentes áreas da sustentabilidade a nível social, ambiental e económico. “A combinação de perfis multidisciplinares com experiência no setor privado e no meio académico reflete a sua proposta de valor diferencial”, refere a Indra, num comunicado.
As capacidades específicas e diferenciadas em sustentabilidade da The Overview Effect completam a “proposta de valor” da Indra, que apresenta ao mercado uma “oferta única e diferenciada”, cobrindo de ponta a ponta todas as “necessidades em termos de transformação para a sustentabilidade” das empresas e instituições: “desde a consultoria estratégica, passando pela criação de protótipos, até ao desenvolvimento de tecnologias e produtos”, lê-se no mesmo comunicado.
A Indra irá tirar partido da sua liderança digital e tecnológica para dimensionar os projetos estratégicos e diferenciados provenientes de The Overview Effect para ajudar as organizações a inovar na sustentabilidade. Estes novos produtos e serviços permitirão às empresas alcançar um crescimento sustentável no seu modelo de negócio, gerar valor partilhado, melhorar a sua ligação com o consumidor do futuro e aumentar a sua capacidade de atrair e reter talentos.
Em vez de estar organizada em função da indústria, a The Overview Effect é uma empresa organizada por missões. Estas missões identificam diferentes desafios globais a serem resolvidos com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas:
- Equidade social: garantir os direitos básicos e a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, especialmente as que se encontram em condições vulneráveis.
- Saúde e bem-estar: aumentar a esperança de vida, o acesso à saúde e a promoção do bem-estar.
- Prosperidade económica: promover um sistema económico e de investimento sustentável que crie oportunidades para que todas as pessoas prosperem.
- Economia circular: promover um sistema económico circular que assegure o progresso social sem aumentar o consumo de recursos.
- Territórios sustentáveis: promover territórios e cidades mais sustentáveis, garantindo também a coesão territorial.
- Clima e biodiversidade: reduzir os efeitos negativos das alterações climáticas e proteger os ecossistemas naturais e a biodiversidade.