Indaqua promove workshops para ensinar crianças a programar videojogos dedicados à água
No âmbito do Dia Nacional da Água que se assinala esta sexta-feira, dia 1 de outubro, a Indaqua lança o “Water Game”, um conjunto de workshops de programação que vão ensinar as crianças a criar o seu jogo inspirado na água e na sustentabilidade.
A estreia está marcada para esta sexta-feira (Dia Nacional da Água), mas durante um mês a empresa vai levar a iniciativa aos seis concelhos onde garante o abastecimento de águas e a gestão de águas residuais (Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, Trofa e Vila do Conde). Em conjunto com as escolas de cada município, cerca de 100 alunos do 3.º ao 6.º ano vão ter acesso a aulas de programação presenciais e remotas, podendo ainda ver publicado o seu jogo numa plataforma online, explica a Indaqua, num comunicado.
Através do desenvolvimento de competências digitais, como técnicas básicas de animação e programação, o “Water Game” vai potenciar o raciocínio lógico, a concentração e ainda a criatividade, já que cada participante será responsável por criar as personagens, a história e os cenários do seu jogo. O projeto culmina com um concurso, lançado às escolas participantes, no qual serão distinguidos os melhores jogos com a oferta de curso avançado de programação.
“A tecnologia deve ser parte integrante da educação desta geração nativa digital, que a conhece e utiliza desde sempre. Com o “Water Game”, procuramos que a tecnologia e, em particular, os videojogos cumpram o propósito de relembrar as mais diversas formas em que a água está presente no nosso quotidiano. Vão ser criadas dezenas de jogos diferentes e estamos certos de que cada criança conseguirá traduzir no seu jogo a forma como vê este bem essencial”, explica Luís Lourenço, head of communications do Grupo Indaqua.
O “Water Game” integra o Projeto +Água, desenvolvido pela Indaqua com o apoio do Fundo Ambiental e da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental 2020.