INDAQUA prepara entrada no setor da energia e participa em concessões de eletricidade
A experiência de 30 anos na gestão de serviços públicos de distribuição de água esteve na base do novo passo do Grupo INDAQUA. É no abastecimento de água e na gestão de águas residuais que a empresa, até agora, se tem destacado, garantindo estes serviços essenciais a mais de 800 mil pessoas em 10 municípios, sobretudo, no norte do país.
Depois de recentemente ter expandido geograficamente, com a entrada no mercado espanhol de abastecimento de água, através da aquisição de uma empresa em Palma de Maiorca, a INDAQUA procura agora expandir também as suas áreas de atuação para a distribuição de eletricidade em baixa tensão.
A recente resolução do Conselho de Ministros que estabeleceu definitivamente a calendarização para os concursos de atribuição de concessões municipais de distribuição eletricidade veio dar o tiro de partida num processo que se inicia a 31 de julho deste ano e se prolonga até 30 de junho de 2025, data-limite para o lançamento de todos os concursos públicos por parte dos municípios.
A participação nos concursos para a atribuição de concessões de distribuição de energia elétrica em baixa tensão será avaliada com o suporte da Areti, empresa do grupo Acea responsável pela distribuição de 9,2 TWh por ano de eletricidade, setor onde é a segunda maior operadora italiana, servindo 2,8 milhões de habitantes.
“Estes concursos representam um momento estratégico para o país, nomeadamente, para o cumprimento do Plano Nacional de Energia e Clima 2030. A gestão destas concessões vai exigir princípios fundamentais que estão perfeitamente alinhados com aqueles que temos seguido nas nossas concessões municipais de água e saneamento: sustentabilidade, eficiência e qualidade do serviço à população”, enquadra Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA.
“Associarmo-nos à Areti e ao grupo Acea é uma garantia de partilha de experiência para ambos, que reforça a confiança neste passo conjunto: a INDAQUA tem visibilidade sobre a gestão no mercado nacional e operações em vários concelhos em Portugal; a Areti tem o conhecimento específico sobre a distribuição de eletricidade”, acrescenta.