Desde 2016, o Grupo INDAQUA já investiu quase seis milhões de euros em 15 projetos de investigação e desenvolvimento (I&D). Aumentar a eficiência e reduzir o impacto ambiental do abastecimento de água e da gestão de águas residuais são os dois grandes objetivos das soluções tecnológicas testadas e implementadas até agora.
O investimento na área da inovação sai agora reforçado pela nova parceria com a HiSeed Tech. A associação portuguesa “funciona como uma plataforma que aproxima as necessidades das empresas à investigação científica que é produzida em território nacional”, contando com uma rede de mais de 800 investigadores nacionais e internacionais.
A parceria vai potenciar a resolução de desafios lançados pela empresa, em áreas como na redução das perdas em redes de abastecimento de água, na reutilização de resíduos, tratamento de micropoluentes e eficiência energética em ETAR, ou na utilização de tecnologia NFT e Blockchain no serviço aos clientes. Para isso, a HiSeed Tech vem acelerar a identificação dos investigadores ou startups mais indicados para o desenvolvimento tecnológico necessário.
“Vemos a integração do Grupo INDAQUA na HiSeed Tech como um contributo para o trabalho científico, de forma global, e especificamente no setor da água e saneamento. Acreditamos que a ligação entre o tecido empresarial, a Academia e os empreendedores é fulcral para o desenvolvimento tecnológico e científico, o que reforça o nosso entusiasmo neste trabalho com a HiSeed Tech”, explica Pedro Perdigão, CEO do Grupo INDAQUA.
O mesmo explica ainda a importância da inovação na atualidade do setor da água e saneamento: “esta tem de ser uma prioridade, mais ainda, tendo em conta os desafios trazidos pelo agravamento das alterações climáticas. Mais do que nunca, serão necessários conhecimento científico e capacidade tecnológica para encontrar respostas que promovam o bom uso dos recursos ambientais”.