Inaugurada Comunidade de Energia Renovável no Autódromo Internacional do Algarve

Nesta quarta-feira foi inaugurada, no Algarve, a Comunidade de Energia Renovável do Autódromo Internacional do Algarve, fruto de uma parceria com a SES Energia. Este projeto inovador contempla a instalação de cerca de 2.000 painéis fotovoltaicos com uma potência de 1MW, permitindo ao autódromo partilhar a energia solar com diversos equipamentos do complexo, fortalecendo, assim, a estratégia de eficiência energética.

A cerimónia de inauguração contou com a presença de várias entidades públicas locais, regionais e nacionais, e teve como destaque a intervenção do Secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Freitas, que sublinhou a inovação deste projeto, “por se tratar de energias renováveis que reduzem a dependência da rede e o facto de ser o desporto motorizado o móbil do investimento na busca da neutralidade carbónica, mostra que estas realidades não são antagónicas”.

Jaime Costa, CEO da empresa detentora do AIA, enquadrou esta Comunidade de Energia no “reforço da estratégia de sustentabilidade ao autódromo, pois vem complementar uma estratégia alargada de produção de energia renovável e da redução da nossa pegada ecológica que também se concretiza na alteração do tipo de combustíveis que usávamos para soluções mais ambientalmente positivas”.

Por sua vez, Paulo Silva, Administrador Executivo da SES Energia, a empresa promotora e gestora desta Comunidade de Energia Renovável, salientou que “este é um dos vários projetos que estamos a desenvolver no país neste modelo de produção de energia descentralizada para consumo em comunidade. Este projeto é muito especial para nós, pois sendo um complexo associado ao desporto motorizado, o mesmo revela ter uma enorme preocupação ambiental. Fazermos parte deste processo nacional e mundial de acelerar a descarbonização é um enorme motivo de orgulho e uma motivação adicional para continuar o nosso plano de investimentos”.