Ílhavo recebe primeiro investimento de autoconsumo coletivo
A Coopérnico, juntamente com a Câmara Municipal de Ílhavo, apresenta um projeto inovador para democratizar a produção de energia renovável, um sistema fotovoltaico para partilha de energia, num investimento de dois milhões de euros. Assim, os munícipes têm oportunidade de se tornarem proprietários da energia renovável gerada no próprio concelho.
Ana Rita Antunes, coordenadora executiva da cooperativa, explica: “a Câmara Municipal de Ílhavo está empenhada em envolver ativamente a comunidade local na transição energética, permitindo a instalação de produção própria de energia renovável. Pretende-se que Ílhavo participe ativamente na transição energética, instalando produção própria de energia renovável. Vamos chamar os munícipes de Ílhavo a investirem na energia que vai ser produzida no nosso concelho pois sabemos que este é um modelo inovador em Portugal, mas que já se faz no resto da Europa”.
Os munícipes interessados devem tornar-se membros da Coopérnico: “o que queremos que aconteça é que nos próximos investimentos no Concelho de Ílhavo, já exista uma comunidade de energia local, que abra o investimento aos próprios munícipes”, acrescenta a responsável.
O projeto ACC COMSOLVE irá instalado um ACC com capacidade de 117,3 kWp na cobertura do edifício dos Paços do Concelho, que partilhará energia entre o Edifício Paços do Concelho e a Casa da Cultura de Ílhavo. Este sistema irá gerar anualmente cerca de 170.729 kWh de energia, contribuindo para uma redução de aproximadamente 56% no consumo anual de energia desses dois edifícios.
Este projeto abre a 18 de outubro pelas 18h30 e dará prioridade de investimento, em primeiro lugar, aos cooperantes residentes em Ílhavo e, só depois, aos restantes membros da Coopérnico.