IKEA transforma antigas fardas dos colaboradores em nova coleção de têxteis
A IKEA desenvolveu uma nova coleção de têxteis, a VÄXELBRUK, criada a partir das antigas fardas dos colaboradores. A coleção é composta por 16 produtos, entre os quais cortinas, capas de almofadas, mantas e sacos.
Os artigos foram desenvolvidos através de fibras recicladas das fardas de colaboradores de diferentes lojas IKEA na Europa. De forma a garantir que as peças apresentavam as expressões de cor desejadas e seguiam os padrões de qualidade exigidos, as fibras recicladas foram misturadas com outros materiais, tais como poliéster reciclado de garrafas PET e restos de outros têxteis.
“Na IKEA, a redução do desperdício sempre foi uma prioridade. Temos vindo a trabalhar na redução do desperdício em toda a cadeia de valor, no crescimento do índice de reciclagem nas nossas operações e na criação de ciclos fechados de materiais, em que resíduos são transformados em matérias-primas, envolvendo vários agentes da nossa cadeia de valor. VÄXELBRUK é um projeto-piloto que põe em prática esta nossa ambição, e que pretende explorar e também inspirar novas possibilidades técnicas, de design e de negócio associadas a soluções circulares”, afirma Ana Barbosa, responsável de sustentabilidade da IKEA Portugal.
Entre 2020 e 2022, a IKEA não só alterou as fardas dos seus colaboradores a nível global, como também procedeu à recolha das antigas roupas, transformando-as em matérias-primas secundárias.
A coleção está disponível a partir desta quinta-feira, em todas as lojas IKEA em Portugal e no site oficial.