IKEA inaugura maior projeto nacional de painéis fotovoltaicos em cobertura para autoconsumo privado
A IKEA, em conjunto com o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, inaugurou ontem, na loja IKEA Alfragide, aquela que é a maior instalação de painéis solares em Portugal, em cobertura, para autoconsumo privado. O projeto implicou um investimento inicial de quatro milhões de euros na instalação de 10 mil painéis fotovoltaicos na cobertura das suas lojas em Alfragide, Loures e Matosinhos.
“Este projeto representa o compromisso e o empenho da IKEA Portugal em contribuir, de forma decisiva, para a promoção das energias renováveis e no combate às alterações climáticas, um dos maiores flagelos globais hoje em dia. O que nos inspira e motiva é criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas e isso começa, inevitavelmente, em nossa casa. Por isso, quisemos dar o exemplo e investir em energia renovável para que possamos atingir rapidamente o objetivo de sermos autossuficientes a nível energético, poupando recursos e melhorando o ambiente”, explicou Cláudia Domingues, diretora de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da IKEA Portugal.
“Em nome do governo de Portugal gostava de dar os meus sinceros parabéns à IKEA por esta iniciativa, não só pelo que representa por si, mas pelo que significa enquanto etapa de uma estratégia integrada de sustentabilidade. Exemplos como este enquadram-se na perfeição naquilo que são os objetivos do desenvolvimento sustentável e de como as empresas podem e devem contribuir para o alcançar dessas metas. Simultaneamente, espelha de forma muito inteligente como se pode transformar um problema – consumo energético – numa oportunidade de negócio – autossuficiência”, defendeu João Matos Fernandes, ministro do Ambiente.
“A aposta em energia renováveis é sempre de louvar. Não só por permitir diminuir a nossa dependência de fontes energéticas mais poluentes, como gera ganhos consideráveis do ponto de vista financeiro. Um projeto desta dimensão, com a ambição que tem inerente, é um exemplo claro do que defendemos para a estratégia energética nacional”, afirmou Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado da Energia.
Esta operação, integrada na estratégia de sustentabilidade ‘Pessoas Positivas, Planeta Positivo’, vai permitir que praticamente toda a energia produzida (98%) seja utilizada pelas lojas IKEA, o que corresponde a 26% do seu consumo energético, evitando emissões anuais de 1.250 toneladas de CO2, o equivalente à energia elétrica fornecida a 1.162 habitações.
Na cerimónia, enquadrada no âmbito da iniciativa ‘Dias Verdes’ é anunciado em primeira mão o novo investimento de um milhão de euros em energia renovável para a futura loja IKEA Loulé, com abertura prevista para o primeiro semestre de 2017.
Este é mais um passo em direção ao objetivo global do Grupo IKEA se tornar independente em termos energéticos até 2020 e, dessa forma, continuar a inspirar as pessoas a terem uma vida em casa mais sustentável, oferecendo produtos e soluções que ajudam os clientes a poupar dinheiro, reduzindo o consumo de água e energia elétrica e reduzindo o desperdício.