A Ikea Portugal vai instalar 10.000 painéis solares nas três lojas que tem atualmente em Portugal. Esta iniciativa, que reflete o compromisso do grupo no combate às alterações climáticas, representa um investimento de mais de 4 milhões de euros e é o maior projeto em Portugal ao nível de potência energética em coberturas.
A instalação solar fotovoltaica enquadra-se no objetivo estabelecido pela Ikea de, até 2020, ser autossuficiente a nível energético, conseguindo, assim, produzir a mesma quantidade de energia renovável que consome em todas as suas unidades, a nível global. Este investimento vem no seguimento do compromisso dos 1.5 mil milhões de euros pelo grupo Ikea e pela Ikea Foundation em energia sustentável e no apoio às comunidades mais afetadas pelas alterações climáticas.
“Este é um projeto de autoconsumo energético pioneiro em Portugal e é mais um exemplo do nosso compromisso em gerar um impacto positivo na vida das pessoas e no planeta. São mais de 10 mil painéis nas coberturas das nossas três lojas, um projeto inovador e ambicioso que estará concluído na primavera de 2016. Esta aposta demonstra como procuramos desenvolver diariamente nas nossas operações e unidades soluções energéticas mais eficientes”, explicou Christiane Thomas, retail manager da Ikea Portugal. “No total, a instalação solar fotovoltaica instalada nas nossas lojas vai evitar emissões anuais de 1.250 toneladas de CO2, o equivalente a fornecer energia elétrica a 1.162 habitações”.
Esta iniciativa vai permitir que quase toda a energia produzida pelos painéis solares (98%) possa ser utilizada pelas lojas, o que, por sua vez, representa 26% do total da energia consumida pelas lojas Ikea no país.