IKEA é parceira da Conferência Anual sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas
Alinhada com a sua visão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas, a IKEA no Reino Unido torna-se parceira da COP26, a Conferência Anual sobre Alterações Climáticas das Nações Unidas. A cimeira acontece entre 31 de outubro e 12 de novembro em Glasgow.
A IKEA está empenhada em tornar-se num “negócio circular” e com um “impacto positivo no clima”, através da “redução das emissões de gases com efeito de estufa” em toda a sua cadeira de valor. A marca de origens suecas está comprometida com o Acordo de Paris e em contribuir para limitar o aumento da temporatura global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, lê-se num comunicado.
“Estamos na década mais importante no que diz respeito às alterações climáticas e mesmo que haja desafios pela frente, estamos confiantes que, trabalhando em conjunto, podemos fazer da COP26 um sucesso. Com compromissos e ações ousados por parte de empresas, governos e sociedade, temos nas nossas mãos a possibilidade de fazer uma transição justa para um futuro neutro em carbono” afirma Jesper Brodin, CEO do Grupo Ingka.
Para a IKEA, a colaboração entre todos é a única forma de criar a mudança em grande escala que é necessária para combater a crise climática. A empresa está determinada em fazer parte dessa mudança e a COP26 apresenta uma enorme oportunidade quando se trata de abordar a necessidade de parceria e colaboração em toda a indústria. Como membro fundador da Race to Zero Breakthroughs Retail Campaign, o Grupo Ingka quer inspirar outros grandes retalhistas a definir as suas metas com base científica – neste momento, apenas 5% dos retalhistas mundiais têm estratégias e metas de combate às alterações climáticas, com base nos Science Based Targets, definidos no âmbito do Acordo de Paris.
“Tenho o prazer de acolher a IKEA na família COP26 como parceiro. A marca está a demonstrar liderança climática na sua área de negócio, comprometendo-se com metas baseadas na ciência, incluindo a redução para metade das suas emissões até 2030. Estou ansioso por trabalhar com a IKEA e todos os nossos parceiros antes da cimeira, de forma a asseguramos uma COP26 bem sucedida e inclusiva” afirma Alok Sharma, presidente designado da COP26.
Depois da COP26, o Grupo Ingka assegura que continuará a trabalhar localmente nos vários mercados, procurando implementar ações alinhadas com os objetivos e decisões resultantes da Conferência e a inspirar mais pessoas a juntar-se a esta missão que é de todos.