IBM e cidadãos-cientistas contribuem com cerca de 200 milhões de dólares para investigação
À medida que a mudança climática acelera, a International Business Machines (IBM) está a incentivar a comunidade científica mundial com uma enorme infusão de recursos de computação, dados climáticos e serviços cloud para ajudar os investigadores a analisar os efeitos das mudanças climáticas e a desenvolver estratégias para mitigar os seus efeitos. A IBM compromete-se a ajudar a direcionar o equivalente até 200 milhões de dólares para apoiar até cinco projetos relacionados com o clima que tenham um potencial de maior impacto e, em seguida, partilhar amplamente os resultados das experiências.
A empresa está a convidar membros da comunidade científica mundial a proporem projetos de investigação que possam beneficiar do World Community Grid, uma iniciativa de cidadania corporativa da IBM, que disponibiliza aos investigadores uma capacidade de poder de computação grátis para realizar investigações em grande escala relacionadas com o ambiente e a saúde.
Este recurso é suportado por milhões de dispositivos de mais de 730 mil voluntários mundiais que se inscreveram nesta plataforma para apoiar a investigação científica. Os voluntários do World Community Grid descarregam uma aplicação para os seus computadores e dispositivos Android e, sempre que estes não estão em plena utilização, os computadores realizam automaticamente experiências virtuais com o objetivo de acelerar substancialmente a pesquisa científica.
Os cientistas que apresentarem propostas para experiências relacionadas com o clima também podem candidatar-se para receber recursos gratuitos de armazenamento cloud da IBM para que possam trabalhar com os dados das experiências de forma apropriada e segura. Os investigadores podem também solicitar o acesso gratuito a dados da The Weather Company, uma empresa do Grupo IBM