Iberdrola e Gres Panaria Portugal assinam contrato de venda de energia solar por 10 anos
A Iberdrola e a Gres Panaria anunciaram um novo acordo de venda de energia (Power Purchase Agreement – PPA) que garante o fornecimento de energia solar fotovoltaica durante os próximos 10 anos à empresa portuguesa do setor da cerâmica e detentora das marcas comerciais Margres, Love Tiles e Gresart. O acordo terá início já em 2025.
O acordo com foco na descarbonização tem também como objetivo fornecer um total de 92 GWh de energia limpa durante a vigência do contrato, permitindo à Gres Panaria Portugal reduzir a sua pegada de carbono e reforçar o compromisso com práticas sustentáveis, essenciais num setor cada vez mais focado na responsabilidade ambiental.
“Somos agentes ativos na descarbonização da indústria. Faz parte das nossas metas corporativas que estão intimamente ligadas com as metas ambientais. Este PPA com a Gres Panaria Portugal reflete justamente o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a promoção de energias renováveis, especialmente num setor de destaque para Portugal como o da cerâmica”, destaca Rui Afonso, Diretor Geral da Iberdrola Clientes Portugal.
Além dos benefícios ambientais, o PPA permite à Gres Panaria Portugal mitigar os riscos e efeitos da volatilidade dos mercados energéticos, garantindo uma maior estabilidade quer do custo da eletricidade como da produção e serviço ao cliente.
Segundo Marco Mussini, Presidente do Conselho de Administração da Gres Panaria Portugal, “este acordo vai além da questão energética. A sustentabilidade tem sido uma linha orientadora fundamental na elaboração da estratégia da empresa. Este acordo reforça a nossa missão de produzir de forma sustentável, mantendo os mais elevados padrões de qualidade e, ao mesmo tempo, reduzindo o impacto ambiental da nossa operação, através do redesenho e otimização de processos industriais e dos produtos, das nossas marcas, que sejam mais sustentáveis e devidamente integrados na economia verde em Portugal”.