A Iberdrola e a bp pulse lançaram oficialmente uma joint venture para criar a rede de carregamento público de alta velocidade mais extensa da Península Ibérica, e prevê investir mil milhões de euros na instalação de cinco mil pontos de carregamento até 2025 e 11.700 até 2030.
Todos os pontos terão energia 100% renovável (através de certificados de garantia de origem) e a atividade da empresa conjunta inicia a sua atividade com mais de 300 pontos de carregamento rápido (>50kW) e ultrarrápido (>150kW) operacionais para veículos elétricos.
Com sedes independentes em Madrid e no Porto, a nova empresa será dirigida por Pablo Pirles, da Iberdrola, nomeado Diretor-Geral, e Elena Melia, da bp, como futura Diretora Financeira.
A Iberdrola oferece serviços de mobilidade integrados para atender a todas as necessidades dos utilizadores de veículos elétricos, com uma infraestrutura de carregamento abrangente: residencial, empresarial e pública, incluindo soluções para transporte urbano e pesado.
A bp dispõe de uma rede de 1.300 estações de serviço em Espanha e Portugal, grande parte das quais poderá ser utilizada como hubs de carregamento para a nova empresa conjunta. Isto permitirá aos condutores de veículos elétricos carregarem os seus veículos em postos seguros, com acesso a lojas e serviços adicionais de conveniência.
O Diretor-Geral da nova empresa, Pablo Pirles, afirma que “através desta aliança, procuramos tornar o carregamento público ultrarrápido acessível a todos os cidadãos, uma vez que a alta velocidade da nossa rede permite-nos obter uma autonomia de até 200 quilómetros em apenas alguns minutos de carregamento*. O nosso objetivo é promover definitivamente a adoção de veículos elétricos, e, adicionalmente, fazê-lo com energia 100% renovável (através de certificados de garantia de origem), contribuindo para acelerar a transição energética”.