A Iberdrola, por meio da sua subsidiária Iberdrola Renovables Energía S.A.U, concluiu o processo de licitação para a manutenção de grande parte de sua frota de turbinas eólicas, correspondentes a 4.425 megawatts (MW) operados na Península Ibérica.
Os acordos-quadro têm um valor combinado de €110 milhões e uma duração entre dois a três anos, dependendo do tipo de serviços que foram alocados.
As negociações para este processo de licitação ocorreram nos últimos seis meses e os principais vencedores são a Vestas e a Gamesa que realizarão manutenção preventiva, preditiva e corretiva para 2.190MW e 1.265 MW, respetivamente, em parques eólicos em Espanha e Portugal.
Além disso, a Iberdrola contratará serviços às empresas bascas Ingeteam (233,3MW) e Tamoin (421MW), à empresa galega IM Future (218MW) e à empresa portuguesa Efacec (96,9MW).
Todos os equipamentos associados aos acordos estão equipados com a tecnologia eólica Gamesa G4X, G5X e G6X.
A Iberdrola abriu licitação a dois tipos de serviços: manutenção básica, por um período de dois anos, e o serviço de risco por três anos, que inclui manutenção preventiva e pequena manutenção corretiva, além de consumíveis, peças sobressalentes e manutenção preditiva do uso de óleo.