A Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) selecionou 22 candidaturas submetidas no âmbito do Aviso dos Roteiros para a Descarbonização. O incentivo aprovado foi de quase 9,8 milhões de euros.
As candidaturas foram dirigidas às associações empresariais e centros tecnológicos dos diferentes setores industriais com competências técnicas orientadas para a valorização da atividade industrial.
Num comunicado enviado à imprensa, o IAPMEI refere os projetos selecionados, “na área da capacitação das empresas e elaboração de instrumentos de informação, que deem resposta nomeadamente, à elaboração ou atualização relevante de Roteiros setoriais para a neutralidade carbónica que permitam identificar as soluções tecnológicas e de alteração de processos mais inovadoras, eficazes, específicas para a indústria nacional e eficientes em termos de custos e incorporando maior inovação, promovendo a sua discussão e disseminação”.
Os roteiros setoriais selecionados visam apoiar o investimento necessário à transição para uma economia neutra em carbono e circular. O total global do incentivo é de 9.753.856,40€.
Serão elaborados nos próximos meses e “permitirão às empresas dos vários setores industriais aceder a informação e ferramentas que as irão apoiar na identificação das soluções mais adequadas à descarbonização dos seus processos”, pode ler-se no comunicado do IAPMEI.
Os projetos terão as suas despesas elegíveis financiadas a 100%, até ao limite máximo de 500 mil euros atribuídos sob a forma de subsídio não reembolsável.