Foram iniciados os pagamentos na Componente 11 do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) relativa à Descarbonização da Indústria. Em comunicado, o Governo dá nota que foram pagos pelo IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, 6,6 milhões de euros a 1.102 projetos apresentados na modalidade de projetos simplificados
O sistema de incentivos à “Descarbonização da Indústria” previsto no PRR tem como objetivo “promover e apoiar financeiramente projetos que visem processos e tecnologias de baixo carbono na indústria, medidas de eficiência energética na indústria, incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento e desenvolvimento de roteiros de descarbonização da indústria”, recorda o Ministério da Economia e do Mar.
No âmbito desta modalidade do segundo aviso, o IAPMEI já recebeu 1424 candidaturas, representando um investimento elegível de mais de 179 milhões de euros.
Este segundo aviso de concurso apresentou a modalidade de projetos simplificados como novidade, agilizando algumas das condições como as referências padronizadas para que todas as empresas possam fazer o seu próprio cálculo de impacto sem necessidade de uma avaliação ex ante e ex post por uma entidade especializada, bem como regras simplificadas para apuramento da despesa elegível para apoio.
Como resultado, lê-se no comunicado, foi possível “automatizar parte do processo de avaliação e ter uma decisão mais rápida que resultou nos primeiros pagamentos a ocorrerem cerca de um mês e meio após o fecho do concurso”.
Os projetos simplificados de descarbonização da indústria podem ter um apoio até 200 mil euros por empresa única, durante um período de 3 anos.