Em 2020, foram 378 as instituições sociais que participaram na campanha “Toneladas de Ajuda”. A campanha de responsabilidade social, promovida pela EGF (Environment Global Facilities), dirige-se às instituições sociais e está disponível em cerca de 60% do território nacional.
“Foram mais de 450 mil pessoas que, apesar da pandemia, implementaram boas práticas de redução e reutilização de resíduos e reciclaram 2.332 toneladas de embalagens, superando significativamente os valores de 2019”, pode ler-se no comunicado enviado à imprensa.
Segundo a EGF, “todas estas instituições encaminharam para reciclar 1.550 toneladas de papel e cartão, 502 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 47 toneladas de vidro”. O material separado pelas instituições foi encaminhado para reciclar e cada entidade recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, num total de 307.880 euros.
Ao nível nacional, destaque para o Banco Alimentar do Algarve, que ficou em primeiro lugar com 318 toneladas, seguido da APPACDM da Trofa (206 toneladas) e da do Projeto Lousã Recicla Mais (184 toneladas). Estas foram as instituições vencedoras, reconhecidas pela EGF e pela concessionária da sua região.
Campanha Toneladas de Ajuda
A campanha de responsabilidade social Toneladas de Ajuda consiste em valorizar todos os resíduos recicláveis que as instituições sociais inscritas queiram entregar, nomeadamente embalagens plásticas, metálicas, papel, cartão e embalagens de vidro, em troca de uma contrapartida financeira.
Para mais informações, pode consultar aqui.