Porto de Mós vai associar-se à iniciativa Hora do Planeta, por isso entre as 20h30 e as 21h30 do dia 19 de março, as luzes que iluminam o castelo de Porto de Mós estarão apagadas, horário oficial da Hora do Planeta.
No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito ‘ir mais além da Hora’ o município compromete-se, ainda, durante o ano de 2016, a reduzir em 5% o consumo de energia no Edifíco Paços do Concelho.
A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas. Um ano depois, a Hora do Planeta tornou-se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas, em 135 países, a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.
Marcos globais, como a Sydney Harbour Bridge, a Torre CN, em Toronto, a Ponte Golden Gate, em São Francisco, o Coliseu de Roma, entre muitos outros, ficaram às escuras como símbolos de esperança por uma causa que se tornava mais urgente a cada hora e em qualquer parte do mundo.
Em 2015, em Portugal, 118 municípios aderiram e centenas de monumentos emblemáticos nacionais ficaram às escuras, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa e o Convento de Cristo, em Tomar.