No próximo dia 24 de março, todas as luzes não essenciais de centros comerciais e escritórios sob gestão da consultora imobiliária CBRE vão ser apagadas durante uma hora, entre as 20:30 e as 21:30. A CBRE vai assinalar a Hora do Planeta com uma ação global.
Com esta iniciativa que engloba mais de 10 ativos em território nacional, pretende-se inspirar e sensibilizar empresas, pessoas e comunidades a apagar todas as suas luzes, contribuindo desta maneira para a redução da pegada ecológica. Só em Portugal, a consultora detém 200 mil metros quadrados.
O Alameda Shop&Spot, no Porto, o Alma Shopping em Coimbra, o Forum Aveiro, o TorreShopping em Torres Novas e o Nosso Shopping, em Vila Real, são alguns dos centros comerciais geridos e comercializados pela consultora que vão aderir a esta iniciativa. Em matéria de escritórios, a ação vai decorrer nos edifícios Torre Oriente, Arquiparque (IV e V), Neopark, Central Office e D. Joao II.
Luís Teodoro, diretor do departamento de Gestão de Ativos Imobiliários da CBRE, afirma em comunicado que este é um “ato simbólico”, destinado a “alertar todos os cidadãos para este tema, bem como as nossas próprias equipas”. “Somos uma empresa que tem contribuído para diminuir a sua pegada ambiental nos edifícios que gerimos e onde a sensibilização para estas temáticas nunca é de mais”, frisa.
A Hora do Planeta é uma iniciativa que começou em 2007, em Sidney, na Austrália. Em 2017, a iniciativa promovida pela World Wide Fund for Nature (WWF) chegou a cerca de 140 municípios CBRE Press Release em Portugal e a mais de nove mil cidades e vilas a nível mundial. Edifícios emblemáticos do nosso país, como a Ponte 25 de Abril, o Cristo Rei ou o Mosteiro dos Jerónimos apagaram as suas luzes em prol da redução da pegada ambiental mundialmente.